Estes serviços acumulam um terço das reclamações (2.960) e a maior queixa dos consumidores é quanto às cobranças indevidas ou abusivas nos serviços mencionados.
Um alto número de queixas também foi registrado no que diz respeito aos serviços bancários e de cartões de crédito. Nesse setor os maiores questionamentos são por conta tarifas e serviços desconhecidos pelo consumidor, juros considerados abusivos e também por cobranças indevidas.
Veja lista com o número de reclamações junto ao Procon:
Serviços Essenciais:
Energia elétrica – 841 reclamações
Água e Esgoto – 780
Telefonia fixa – 650
Serviços Financeiros:
Bancos – 881
Cartões de crédito – 316
Área de produtos:
Aparelho de telefone – 345
Microcomputador – 155
Móveis para quarto – 136 (produtos entregue com danos/defeitos e não cobertura dos direitos assegurados durante o período de garantia do produto).
Serviços Privados:
TV por Assinatura – 348
Provedores de acesso à internet –217
Área de Habitação – 122
Área da Saúde – 114 (maioria relacionada aos planos de saúde regulamentados, planos odontológicos e convênio de assistência médica e odontológica)
Procon
O Procon é um órgão público do Governo do Estado de Mato Grosso, vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, tem como missão formular e implantar políticas públicas voltadas para a proteção e defesa do consumidor.
O atendimento ao público é das 13h às 19h, de segunda a sexta-feira, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA) nº 917, no bairro Araés. O órgão também tem um posto de atendimento no Ganha Tempo, localizado na praça Ipiranga, Centro. Os telefones para esclarecimentos de dúvidas são 151 e 3613 8500.
Camila Ribeiro – Da Redação