Cidades

Serviços de água e esgoto lideram reclamações no Procon

Da Redação

O setor de ‘Serviços Essenciais’ aparece no topo do ranking de reclamações realizadas ao Procon de Mato Grosso, no mês de outubro. Foram realizados 820 atendimentos e, entre os serviços considerados essenciais, o de água e esgoto é o ‘número 1’ em atendimentos (378 atendimentos). 

Os números constam no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) e foram divulgados nesta terça-feira (12), pelo Procon Estadual.

Os serviços de energia elétrica e telefonia celular aparecem com 172 e 147 atendimentos, respectivamente. 

Ainda segundo o balanço, o setor 'Produtos', com 377 reclamações, ficou em segundo lugar no ranking geral, registrando 37 procedimentos para a categoria 'Telefone', 31 para 'Microcomputador/Produtos de Informática' e 30 para as categorias 'Aquecedor/Ventilador/Ar Condicionado/Circulador de Ar' e, também, 'Geladeira e Freezer', que ficaram empatadas. 

Em terceiro lugar ficou o setor 'Assuntos Financeiros', com 320 reclamações, sendo registradas 95 reclamações para a categoria 'Banco Comercial', 80 reclamações para 'Cartão de Crédito' e 38 para 'Cartão de Loja'. 

Em quarto lugar ficou o setor 'Serviços Privados', que registrou 305 reclamações, sendo 76 para 'TV por Assinatura', 52 para 'Estabelecimento Comercial' e 42 reclamações para a categoria 'Escola (Pré, 1º, 2º Graus e Superior)'. 

O setor 'Habitação' registrou 23 reclamações no Procon-MT, ocupando assim o quinto lugar do ranking. Já em penúltimo e último lugar, respectivamente, permanecem os setores 'Saúde' e 'Alimentos'. Juntos, os dois setores tiveram 32 reclamações no último mês.                              

Outro Lado 

Por meio de sua assessoria de imprensa, a CAB Cuiabá alegou que, entre os atendimentos registrados pela Superintendência do Procon-MT, não estão “reclamações”, mas também estão incluídas simples consultas e atendimentos preliminares. 

Ainda segundo a CAB, existe no Procon, um Cadastro de Reclamações Fundamentadas, na qual são registradas as reclamações que de fato originaram um processo sem acordo inicial entre as partes e que possuem elementos suficientes que possam caracterizar uma possível violação de direitos. A assessoria alega que, entre as reclamações registradas pelo cadastro anual de reclamações fundamentadas de 2013, a CAB ficou em 5º lugar no ranking de fornecedores mais reclamados no Procon-MT de 2013, com 101 reclamações fundamentadas (4,62% do total) em um ano. “endo que 98 foram atendidas (97,03%) e apenas três não foram atendidas (2,97%). A concessionária de água e esgoto de Cuiabá atende 551 mil pessoas, então a quantidade de reclamações fundamentadas registradas contra a empresa (101) representa apenas 0,01% do total de clientes”, diz trecho da nota. 

Redação

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