Mix diário

Sentimento do consumidor nos EUA sobe a 60,5 em junho, aponta preliminar

O índice de sentimento do consumidor nos Estados Unidos, elaborado pela Universidade de Michigan, subiu de 52,2 em maio para 60,5 em junho, segundo levantamento preliminar divulgado pela instituição nesta sexta-feira, 13. Essa é a primeira melhora do índice em seis meses.

O resultado veio bem acima do esperado por analistas consultados pela FactSet, que previam alta mais modesta, para 53.

A pesquisa mostrou ainda que as expectativas de inflação em 12 meses recuaram, de 6,6% em maio para 5,1% em junho.

Já para o horizonte de cinco anos, a expectativa de inflação teve ligeira queda entre um mês e outro, de 4,2% para 4,1%, no menor patamar em três meses.

O relatório da Universidade aponta que os consumidores “parecem ter se estabilizado um pouco após o choque das tarifas extremamente altas anunciadas em abril e da volatilidade política que se seguiu”.

Ainda assim, persistem preocupações. A percepção sobre condições de negócios, finanças pessoais, mercado de trabalho e consumo de bens duráveis “permanece muito abaixo” dos níveis de dezembro.

Para os pesquisadores da instituição, o temor com o impacto das tarifas sobre os preços cedeu em junho, mas as expectativas inflacionárias seguem elevadas em relação ao segundo semestre de 2024.

Estadão Conteudo

About Author

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve