A "sensação de segurança nas áreas públicas" do aeroporto Juscelino Kubitschek (JK), em Brasília, é a pior do país, segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira (24) pelo Ministério dos Transportes. Por outro lado, em ítens como "limpeza geral do aeroporto" e "disponibilidade e qualidade das informações nos painéis de voo", o terminal está em primeiro lugar. O levantamento considerou a opinião de 14.085 passageiros, coletadas durante o quarto trimestre de 2016 em 15 aeroportos do país.
De acordo com a pesquisa, o aeroporto JK também ficou em último lugar em outros cinco quesitos, entre eles: "qualidade das instalações de estacionamento", "custo benefício dos produtos comerciais" e "facilidade de desembarque no meio-fio", que avalia o local onde os passageiros são deixados quando chegam de carro.
Em nota, a Inframérica, concessionária responsável pelo aeroporto, disse que "o estacionamento será reformado e melhorado" e que os "quesitos de responsabilidade de outras empresas e que precisam de aprimoramento serão objeto de tratativas entre a concessionária e os prestadores de serviços", como o transporte público para o aeroporto e os preços dos produtos nas lojas.
A concessionária também afirmou que a segurança é "fator fundamental" para que os passageiros "tenham uma boa experiência no aeroporto enquanto aguardam seu voo", mas o texto não informou quais medidas serão tomadas para melhorar a questão.
Durante o levantamento, os passageiros atribuíram notas que variam de 1 a 5 para serviços e a estrutura oferecidos em 15 aeroportos, desde a limpeza dos banheiros até o tempo para restituição das bagagens, num total de 37 itens. Em seguida, deram uma nota geral para o aeroporto.
O lado bom
Por outro lado, o DF ficou entre os quatro primeiros colocados em 24 dos 37 quesitos, sendo que em 14 deles isolado em primeiro. A capital teve a melhor avalição em itens como "limpeza geral do aeroporto", "confiabilidade da inspeção de segurança" e "disponibilidade e qualidade das informações nos painéis de voo".
Segundo a pesquisa, o aeroporto também foi considerado o melhor do país na categoria de terminais com fluxo superior a 10 milhões de passageiros, onde estão Galeão (RJ), Congonhas (SP) e Guarulhos (SP).
No ranking geral, Brasília recebeu nota 4,44 (em uma escala que vai até 5,0) e terminou em terceiro lugar, atrás de Recife (4,54) e Curitiba (4,72). Desde a pesquisa anterior, realizada no terceiro trimestre de 2016, o aeroporto subiu seis posições no ranking geral, saindo da nona colocação para a terceira.
Mais pontual
Nos primeiros dias do ano, o terminal do DF foi eleito o quarto mais pontual do mundo entre os aeroportos que recebem entre 10 e 20 milhões de passageiros por ano. A pesquisa foi divulgada pela OAG, uma empresa especializada em aviação mundial. Depois do JK, o próximo brasileiro da mesma categoria a aparecer no ranking é o aeroporto de Congonhas, em São Paulo, que ficou na sexta colocação.
A OAG dividiu os aeroportos em quatro categorias de acordo com o número de passageiros que recebem por ano: de pequeno porte – que recebem entre 2,5 e 5 milhões de passageiros; de médio porte – que recebem entre 5 e 10 milhões; grande porte – que recebem entre 10 e 20 milhões; e de maior porte (muito grandes) – que recebem mais de 20 milhões.
Fonte: G1