Seneri Paludo e Marcelo Duarte foram confirmados para compor o secretariado do governador, Pedro Taques (PDT). Eles irão ocupar as secretarias de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura, respectivamente.
O anúncio foi feito pelo próprio Taques, em coletiva de imprensa realizada na manhã desta terça-feira (25).
Com base na reforma proposta por Taques, visando o enxugamento da máquina, a secretaria de Desenvolvimento Econômico irá unir as pastas de Indústria, Minas e Energia, a de Turismo e ainda a da Agricultura.
Assim que confirmou os novos nomes, Taques garantiu que os futuros secretários já estão com duas missões importantes nesse processo de transição. A primeira é a realização de uma auditoria nos contratos do Governo e, a segunda, uma avaliação da política de incentivos fiscais existente no Estado.
A auditoria ficará a cargo do secretário Marcelo Duarte, conforme explicou o governador. “Dei uma determinação ao Marcelo, que é fazer uma auditoria nos contratos, para que possamos construir mais e a preços mais competitivos, a preços efetivamente de mercado. Precisamos pagar aqueles que necessitam de pagamento nos prazos corretos, conforme cronograma”, pontuou o pedetista.
Já a analise dos incentivos fiscais deverá ser realizada pelo futuro secretário de Desenvolvimento Econômico. “Fiz uma determinação ao secretário indicado, que dê uma olhada nos incentivos fiscais, precisamos saber se os incentivos estão rendendo aquilo para que foram propostos: a respeito da criação de empregos e colocação de vagas no mercado de trabalho”, detalhou Taques.
Quando questionado sobre o anuncio de novos nomes, Taques preferiu não entrar em detalhes. “Cada dia com sua agonia”, brincou ele. O governador disse apenas que têm ouvido os segmentos e os partidos políticos que compõe sua base política, para que a decisão seja feita com tranquilidade.
Staff
Os primeiros nomes confirmados pelo futuro governador foram os do advogado Marcos Marrafon para a Secretaria de Planejamento, do administrador Júlio Modesto para ocupar a Secretaria de Administração e do jornalista Jean Campos para a Comunicação.
No entanto, Jean deverá assumir um cargo de coordenador de Comunicação, já que as secretarias deverão passar por remodelações e a Secom, provavelmente será transformada em Superintendência ou Coordenadoria. O jornalista já assessora Taques desde o início de seu mandando no Senado Federal, e atuou com destaque na campanha ao Palácio Paiaguas.
O advogado Marcos Marrafon, por sua vez, preside a Academia Brasileira de Direito Constitucional e leciona na UFRJ. Conforme adiantou a coluna Pérolas do Circuito Mato Grosso, Marrafon será uma espécie de ‘primeiro-ministro’ ao lado de Pedro Taques, com quem tem grande convivência fraterna e acadêmica.
Júlio Modesto já comanda a transição na SAD e atuou no comitê financeiro da campanha de Taques, conquistando a confiança e respeito do grupo que apoia o pedetista.
Atualizada 11h58. Mais informações em instantes