Agronegócio

Senar oferece 4 programas para capacitar lideranças do agronegócio

Foto Reprodução

Preocupado com a sucessão de lideranças no setor do agronegócio, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT) oferece quatro programas especiais que contribuem para a formação de líderes. Estes cursos são ofertados em parceria com os Sindicatos de Produtores Rurais e diversos outros parceiros e envolve os jovens a partir dos 12 anos.

O primeiro é o Jovens Protagonistas que atende os participantes entre 12 e 18 anos. Iniciado em 2016, este programa foi pensado para promover o empreendedorismo entre os jovens. O conteúdo incentiva a criatividade no gerenciamento de projetos, no desenvolvimento pessoal e nas atividades de mercado. Em 2016 foram contemplados 180 jovens com este programa.

Já a partir dos 18 anos, os jovens podem participar do Futuros Produtores do Brasil.  Mais de 60 jovens mato-grossenses já participaram deste programa, que tem carga horária de 116 horas e é ofertado para os filhos de produtores rurais e empresários que atuam no agronegócio. O objetivo é ampliar o leque de possibilidades profissionais no setor. Competências de gestão, habilidades de negociação e na relação do gestor rural com seus subordinados, pares e superiores estão entre as áreas abordadas.

Aqueles com mais de 24 anos têm a oportunidade de participar do CNA Jovem formatado para a faixa etária entre 24 e 30 anos.  Criado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil e o SENAR CENTRAL, o programa já capacitou 80 jovens em Mato Grosso. Com etapas estadual e nacional, a intenção é engajar o participante na resolução de desafios do agro para situações do Estado com a elaboração de um plano voltado a um problema ou oportunidade local.

E para aqueles com mais de 30 anos, o SENAR-MT em parceria com os com a Famato e a Aprosoja oferta o Academia de Liderança. Entre 2011 e 2016, o programa já formou 560 líderes. Com a perspectiva da defesa de classe, o programa prepara líderes em Mato Grosso para enfrentar as adversidades do setor agropecuário e ampliar a rede de conatos dos representantes. Seu público são os agentes que atuam em sistemas sindicais patronais e de trabalhadores rurais.

O SENAR-MT faz parte de um conjunto de entidades que forma o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 90 Sindicatos Rurais do Estado. O SENAR está nas redes sociais, acompanhe no FacebookInstagramLinkedinYoutube e no nosso Blog.

Com assessoria

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.