Começa, na próxima quarta-feira (31.05), em Alta Floresta, município a cerca de 700 quilômetros de Cuiabá, a Exposição e Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Alta Floresta (31ª Expoalta). Já as oficinas e vitrines ofertadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e Sindicato de Produtores Rurais de Alta Floresta acontecem a partir de quinta-feira (01.06). Em junho, além de Alta Floresta, o Senar-MT leva oficinas e vitrines para mais seis exposições agropecuárias. Confira a programação abaixo.
A expectativa do presidente do Sindicato de Produtores Rurais de Alta Floresta, Walmir Coco é boa. Ele ressalta que haverá shows da dupla Guilherme e Santiago, Murilo e Vinicius e João Neto e Frederico. O Rodeio é outro ponto forte da feira. Porém a novidade deste ano é a realização da 1ª TECNOALTA, que terá uma programação recheada de oficinas, mini-cursos e rodada de negócios.
O Senar-MT, junto com os Sindicatos de Produtores Rurais de todo o Estado e outros parceiros, levará em 2017, oficinas, vitrines e diversas outras ações educacionais para mais de 50 exposições agropecuárias. O objetivo qualificar, capacitar, levar conhecimento e informações para o trabalhador e produtor rural.
No ano passado o Senar-MT participou de 46 exposições agropecuárias em Mato Grosso. Ao todo, foram 237 oficinas e 109 vitrines realizadas. As oficinas mais demandadas são as da área do setor de máquinas e implementos agrícolas. No caso das vitrines, as mais pedidas são a de corte de carne.
Na oficina de manutenção de tratores agrícolas, os participantes conhecem como fazer as manutenções periódicas que devem ser realizadas nos tratores agrícolas. Além dos itens a serem checados, também faz parte do conteúdo desta oficina assuntos como segurança e saúde no trabalho, ética, cidadania e meio ambiente.
Já o formato das vitrines é um pouco diferente, ou seja, o número de pessoas que podem assistir é bem maior. Os interessados nas vitrines de corte de carnes: suíno, bovino, ovino, frango e peixe terão a oportunidade de ver como se faz a desossa e conhecer novos cortes. No caso da vitrine de peixe será mostrado como retirar as espinhas, cortes e técnicas no preparo do peixe. A melhor parte é que no final de cada evento os participantes poderão degustar tanto as carnes quanto as saladas.
Para saber mais sobre as oficinas e vitrines visite o link – https://goo.gl/SHJ0jJ. Os interessados em participar das atividades educacionais realizadas pelos Sindicatos Rurais em parceria com o Senar-MT, durante as exposições agropecuárias, devem procurar o Sindicato Rural de seu município que é o principal parceiro do Senar-MT e mobiliza os participantes para participar dos eventos.
EXPOSIÇÕES AGROPECUÁRIAS DE JUNHO
Alta Floresta
01 – Oficina manutenção de tratores agrícolas
01 – Vitrine da carne – frango
02 – Oficina manutenção de tratores agrícolas
02 – Vitrine da carne – peixe
03 – Vitrine da carne – frango
03 – Oficina manutenção de tratores agrícolas
04 – Oficina manutenção de tratores agrícolas
04 – Vitrine da carne – peixe
Querência
08 – Vitrine do leite
09 – Vitrine do leite
10 – Vitrine do leite
Paranatinga
07 – Vitrine da carne – bovino
08 – Vitrine da carne – ovino
09 – Vitrine da carne – peixe
10 – Vitrine da carne – suíno
Sinop
14 – Oficina de classificação de grãos
14 – Vitrine da carne – bovino
15 – Vitrine da carne – peixe
16 – Vitrine da carne – suíno
16 – Oficina Horta Vertical
17 – Oficina manutenção de tratores agrícolas
17- Vitrine da carne – frango
18 – Vitrine do leite
18 – Oficina manutenção de tratores agrícolas
Comodoro
15 – Oficina de beneficiamento do leite – queijo mussarela trança e nozinho
16 – Oficina de produção de linguiça toscana
17 – Oficina de beneficiamento do Leite – requeijão tradicional (barra e cremoso)
18 – Oficina de beneficiamento – Linguiça apimentada
Paranaíta
29 – Vitrine da carne – frango
30 – Vitrine da carne – peixe
PODE OCORRER MUDANÇAS NESSA PROGRAMAÇÃO
Com assessoria