Por Assessoria/ASCOM Senar
O Mutirão Rural do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) esteve em Brasnorte e Colniza no mês de maio. O programa social é realizado através de parceria com os sindicatos rurais e instituições públicas e privadas. Durante os eventos foram realizados 1.127 atendimentos de saúde e cidadania a população.
Das instituições envolvidas em levar assistência ás comunidades estão as Prefeituras e Secretarias Municipais de Brasnorte e Colniza; Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec); Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania de Mato Grosso (Setasc); Instituto de Defesa Agropecuária (Indea); Polícia Judiciária Civil; Sicoob e Ministério Público.
A ação conta com uma unidade de atendimento móvel totalmente equipada para serviços odontológicos, destes foram registradas 63 consultas além disso disponibilizados diversos serviços à população, atendimentos médicos; auriculoterapia chinesa; imunização e teste rápido para HIV, Sifilis, hepatite B e C; cortes de cabelo.
Também foram feitas emissões de 2ª via certidão de Nascimento, casamento , óbito e RG; além de boletim de ocorrência; orientações sobre regularização fundiária; palestra sobre Saúde do Homem e da Mulher no Campo; cadastro de vacinadores; lista de espera do curso de vacinação e serviços bancários.
Produtores, trabalhadores rurais e suas famílias, além da população do município, podem participar dos mutirões de maneira gratuita. Lembrando que é importante levar algum documento de identificação, quando tiver e ficar atento a agenda divulgada pelos Sindicatos Rurais de cada município ou pelo site do Senar-MT CLICANDO AQUI. https://sistemafamato.org.br/senarmt/course/mutirao-rural/
Segundo o gerente de Promoção Social do Senar-MT, Gustavo Mocci, em 2023 o Mutirão Rural levou mais de 50 mil atendimentos de saúde, cidadania e lazer para pessoas nas comunidades do interior de Mato Grosso.
Fotos: ASCOM Senar