Mix diário

Senado norte-americano aprova abertura do projeto orçamentário de corte de gastos de Trump

Por 51 votos a favor e 49 contra, o senado norte-americano aprovou a abertura da discussão do projeto de lei apelidado pelo presidente Donald Trump de “big beautiful bill”, que visa cortes de impostos e aumento de gastos no país. Em uma publicação em seu perfil na Truth, o republicano chamou o ato de “grande vitória”.

“Vamos fazer nossa economia crescer, reduzir gastos, proteger nossa fronteira”, escreveu. Se aprovado, o projeto pode privar o acesso gratuito à saúde de milhões de americanos, além de adicionar mais de US$ 3 trilhões à dívida do país.

Dois membros do partido de Trump se opuseram à abertura, se juntando a todos os democratas. Os republicanos, de olho nas eleições de meio de mandato de 2026, estão divididos sobre o pacote; o Medicaid é um desses pontos de inflexão, já que deixaria cerca de 8,6 milhões de pessoas sem assistência médica.

O plano de corte de gastos também reverteria muitos dos incentivos fiscais para energia renovável implementados pelo antecessor de Trump, Joe Biden.

Trump tem pressionado para que o projeto de lei seja aprovado até 4 de julho, feriado do Dia da Independência dos Estados Unidos.

Os democratas, que se opõem à legislação e à agenda do presidente, prometem bloquear o debate.

(Com agências internacionais)

Estadão Conteudo

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve