Política

Senado anuncia estudo sobre Pacto Federativo

O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, sugere há mais de cinco anos que a discussão sobre o novo Pacto Federativo venha à tona. “É uma decisão que já deveria ter sido tomada pelo Senado há muito tempo. É uma dívida que essa Casa tem com o Brasil”, afirma.

O Pacto Federativo foi tema, inclusive, do maior evento municipalista da América Latina. A XI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, em 2008, abordou o assunto. Antes disso, na VIII edição da Marcha, Paulo Ziulkoski pediu a formação de uma comissão integrada por dois ministros de Estado, cinco governadores – um de cada região do país – e as três entidades municipalistas nacionais para ampliação das discussões em torno do Pacto.

Comissão

De acordo com o comunicado, a comissão será composta por 14 membros entre juristas, economistas e cientistas políticos. O colegiado tem o prazo inicial de 60 dias para rever as relações entre as unidades federadas, estabelecer mecanismos para evitar a guerra fiscal, propor nova distribuição de recursos para os Fundos de Participação dos Estados (FPE) e dos Municípios (FPM), apresentar soluções para tornar mais eficiente o sistema tributário nacional e analisar questões políticas relacionadas a esses temas.

A Agência Senado publicou os membros da Comissão, que será presidida pelo ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Nelson Jobim. Os demais membros do colegiadosão: o economista Bernardo Appy; o professor João Paulo dos Reis Veloso; o professor Everardo Maciel; o professor Ives Gandra da Silva Martins; dr. Adibe Jatene; o professor Luís Roberto Barroso; o professor Mikal Gartenkraut; o professor Paulo de Barros Carvalho; dr. Bolívar Lamounier; o professor Fernando Rezende; o professor Sérgio Prado; o professor Marco Aurélio Marrafon; e o procurador da Fazenda Nacional, Manoel Felipe do Rêgo Brandão.

Foto: Arquivo

Fonte: Agência CNM, com informações da Agência Senado

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões