A programação começará a partir das 8 h desta quarta na escola de Saúde Pública de Mato Grosso, no Coxipó, com diversos mini-cursos, mesas-redondas e debates abertos a profissionais da área, estudantes e demais interessados. O objetivo é discutir a relação entre a educação permanente e a vigilância em saúde, visando promover ações integradas em saúde, segurança e meio ambiente do trabalho.
A programação começa às 8 h. com os mini-cursos voltados à segurança e saúde do trabalhador, que acontecerão durante todo o evento. Às 13h30, haverá as mesas-redondas “Percepção e riscos”, com o engenheiro de segurança do trabalho Marcílio Martins, do Paraná, e “Pesquisa em Saúde do Trabalhador”, com o professor doutor Ageo Mário Silva, do Instituto de Saúde Coletiva da UFMT, que também é técnico do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).
Às 16 h., será realizada as mesas-redondas “A conjuntura da saúde do trabalhador e seus desafios”, com a presença, com Rogério dos Santos, assessor da Secretaria Nacional de Saúde e Segurança no Trabalho e “As condições de trabalho no agronegócio”, com a coordenadora da fiscalização rural da SRTE, Gisele Sakamoto.
A abertura oficial do evento acontece na quinta (22), às 8h30, com a presença do secretário de Estado de Saúde, Mauri Rodrigues, e do secretário municipal da pasta, Kamil Fares, além da diretora da Escola de Saúde Pública, Marta Maciel Metello, da coordenadora do Mestrado em Saúde do Trabalhador da Fiocruz, Ana Maria Braga, e do presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Mato Grosso (FETIEMT), Ronei de Lima, entre outras autoridades.
O evento segue até sexta, com debates sobre temas como: Os impactos dos processos produtivos no agronegócio sobre a saúde do trabalhador, como potencializar ações integradas de vigilância em saúde do trabalhador, entre outras. Com a participação de profissionais locais e de fora do Estado.
Durante o evento, também será lançado o documentário “Nuvem de veneno”, seguido de roda de conversa com pesquisadores da UFMT, Fiocruz e Secretaria de Saúde de Mato Grosso.
Ao final, serão elaboradas propostas para a implantação de núcleos de Educação Permanente em Vigilância em Saúde, por representantes de Mato Grosso, Tocantins, Rondônia, Roraima, Acre, Pará, Goiás e Amazonas. O evento, promovido pelo Sindicato dos Técnicos em Segurança do Trabalho de Mato Grosso (SINTES-MT), com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil (SINTRAICCCM) e da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Mao Grosso (FETIEMT), entre outros parceiros.
O QUE: 14º Seminário de Segurança e Saúde do Trabalhador/1º Seminário de Vigilância Permanente para a Segurança e Saúde do Trabalho/ 5º Encontro de Técnicos em Segurança do Trabalho.
QUANDO: 21 a 23 de agosto, das 8 h às 18 h.
ONDE: Escola de Saúde Pública, rua Adauto Botelho, 332 – Coxipó/Sul
CONTATO: (65) 3613 2229/9972 9195
Da Assessoria