Cidades

Seminário discutirá família, gênero e sexualidade

Discussões e capacitação para enfrentamento das dificuldades sobre questões de gênero e diversidade sexual no ambiente escolar vão dar a tônica do seminário “Protegendo as Famílias: questão de gênero e sexualidade”, que será realizado no dia 30 de outubro, das 8h às 17h, na Escola Estadual Liceu Cuiabano “Maria de Arruda Muller”, em Cuiabá. Ao todo são ofertadas 500 vagas para professores e gestores das redes pública e privada de educação, psicólogos, assistentes sociais e profissionais afins.

Discutir gênero nas políticas educacionais é mostrar que pode existir igualdade e respeito na sociedade e na escola. O objetivo é criar espaços de discussão sobre as questões de sexualidade e gênero que permeiam o ambiente escolar e que, em muitas situações, provocam conflitos entre os membros da comunidade.

De acordo com o coordenador do evento e servidor da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Admilson Mario de Assunção, estes assuntos têm sido tema de discussões em todo o Brasil. “São inúmeras polêmicas e conflitos que ocorrem diariamente nas escolas. Os profissionais da educação muitas vezes precisam de embasamentos e suporte teórico para orientar suas ações nos espaços escolares”, argumenta, destacando que a busca é pela preparação para discussões no ambiente escolar baseada em conhecimento científico e não em crenças e valores pessoais.

Programação

No período da manhã os debates serão em torno do tema “Protegendo as famílias: questões de gênero e sexualidade”, com a participação da Prof. Dra. Jimena Furlani, do Centro de Ciências Humanas e da Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). A mediação será da doutora Raquel Gonçalves Salgado, do campus de Rondonópolis da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

À tarde ocorre a mesa-redonda “Cotidiano Escolar: realidades e perspectivas”. Participam das discussões os professores Marina Reidel (SJDH/RS), Raquel Gonçalves Salgado (UFMT/ Rondonópolis), Pedro Henrique de Oliveira (EE Coronel Ondino R. Lima/Ribeirão Cascalheira) e Ricardo Luiz (EE Profa. Adalgisa de Barros/ Várzea Grande). Na coordenação está Jimena Furlani.

A realização é da Seduc em parceria com o Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP), Movimento de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis (LGBT) e Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh).

Serviço

Inscrições: Encaminhar dados (Nome completo; Formação acadêmica; Local de trabalho, Telefone e CPF) para o e-mail: admilson.assuncao@seduc.mt.gov.br ou gisele.mateus@seduc.mt.gov.br .

Informações: (65) 3613-6328 ou (65) 9608-4054

Conferencistas

Jimena Furlani – Professora do Centro de Ciências Humanas e da Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina; mestre em Educação (UFSC) e doutora em Educação (UFRGS). Bacharel e licenciada em Ciências Biológicas. Atua na área de formação de educadores para a Educação Básica e profissionais da Saúde, Comunicação e Segurança Pública. Objetos de estudo: educação sexual, sexualidade infantil, adolescente a adulta; estudos de gênero; livre orientação sexual, igualdade étnico-racial; representação e desconstrução como recursos didático-metodológicos; diversidade e diferenças. Todos sob a visão pós-estruturalista de análise.

Marina Reidel – Possui graduação em Licenciatura em Educação Artística – Artes Visuais pela Universidade Feevale (2002). Pós Graduada em Psicopedagogia pela UCB (2006). Mestrado em educação na Linha de Educação, Sexualidade e Relações de Gênero e do programa de Pós Graduação da UFRGS (2013). Atualmente é Coordenadora Estadual de Diversidade Sexual da Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos do RGS e professora da Fundação Municipal de Artes de Montenegro-FUNDARTE. Conselheira Nacional do CNCD LGBT (representante da ABEH) e representante do Conselho Nacional LGBT, no Comitê Nacional de Cultura LGBT.

Pedro Henrique de Oliveira – Professor, graduado em Matemática, Licenciatura Plena. Atuou como coordenador do polo Ribeirão Cascalheira e das disciplinas de Cálculo I, II e III do curso de Licenciatura plena em Química – EaD – no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Professor efetivo da rede estadual de ensino de Mato Grosso desde 2008. Atualmente é diretor da EE Cel. Ondino Rodrigues Lima, na cidade de Ribeirão Cascalheira.

Raquel Gonçalves Salgado – Psicóloga formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), Licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005). Realizou, também, doutorado sanduíche, durante seis meses, no Centre for the Study of Children, Youth and the Media, do Institute of Education, da Universidade de Londres. É Professora Associada da UFMT/ Rondonópolis e atua no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) e no Curso de Psicologia. 

Assessoria

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.