Segunda semana de junho deve ser de calor na Capital, chegando a registrar máxima de até 36ºC, como apontam dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Além da alta temperatura, o Instituto emitiu um aviso de baixa umidade do ar variando entre 20% a 25%, com perigo potencial à saúde.
Segundo o órgão, a recomendação para esta semana com umidade relativa do ar baixa é: beber bastante líquido, evitar desgaste físico nas horas mais secas e evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
Nesta segunda-feira (5), o céu ficará encoberto de nuvens na cidade e os termômetros marcam mínima de 21ºC e máxima de 36ºC. Não há previsão de chuvas.
Já na terça (6), quarta (7), quinta (8) e sexta-feira (9) a temperatura segue a mesma, com mínima de 21ºC e máxima de 35ºC. Não tem previsão de chuva para todos os dias.
Em Chapada dos Guimarães (67 km ao norte) a semana também será de calor com termômetros variando entre 18ºC e 35ºC. Não chove esta semana na cidade turística.
Em Rondonópolis (212 km ao sul) a mínima varia entre 17ºC e 19ºC e máxima fica entre 33ºC e 35ºC durante a semana. Para esta segunda-feira (5), conforme o Inmet, o céu ficará com poucas nuvens durante à tarde. Há também alerta para baixa umidade relativa do ar em 20%.
Sinop (500 km ao norte) também atingirá temperaturas quentes nesta semana. Na segunda (5), terça (6) e quarta-feira (7) a mínima varia entre 21ºC e 23ºC e a máxima de 35ºC. Já na quinta (8) e na sexta-feira (9), os sinopenses terão um dia bastante quente, com os termômetros registrando 37ºC. A umidade estará em 20%.
Em Cáceres (255 km ao oeste), não será diferente. A mínima fica em 18ºC e máxima de 37ºC. O céu na semana deve ter poucas nuvens e sol perdurando durante todos os dias. No entanto, nesta segunda-feira (5) o céu pode ficar diferente com poucas nuvens e névoa seca.