De acordo com informações da assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a abertura da Semana Mundial de Aleitamento Materno será realizada no auditório do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN), na sexta-feira (1º), a partir das 9h.
A gerente do Núcleo de Ações Programáticas da Saúde da Criança (NAPSC), Valentina Vieira, esclareceu que, por volta das 10h, está prevista uma reunião de articulação para a implantação do Comitê Estadual de Aleitamento Materno. O encontro está agendado no auditório da Maternidade.Durante a Semana Mundial, de 1º a 7 de agosto, as mães que receberem alta médica da Maternidade, vão passar por uma palestra que abordará o assunto:Manejo Clínico de Aleitamento Materno.
Oficinas
As oficinas ocorrerão no Banco de Leite Humano da maternidade e em dois turnos. Pela manhã, às 10h e na parte da tarde, às 15h. As mulheres serão orientadas e esclarecidas sobre a importância do aleitamento materno exclusivo para bebês até o sexto mês de vida, e após este período ofertar outros alimentos saudáveis, como: frutas, verduras e legumes, mantendo o aleitamento materno por dois anos ou mais de vida da criança.
Valentina enfatiza sobre os benefícios gerados a mãe e ao bebê com a amamentação, pois esse alimento contém todos os nutrientes (vitaminas, minerais, proteínas, açúcar e gordura na quantidade certa, conforme orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS).
G1