Cidades DESTAQUE 4

Semana de ações marca programação especial em comemoração do Dia da Mulher  

Por FRED SILVA

O encontro, que abriu o mês dedicado às mulheres, proporcionou um espaço de diálogo e troca de experiências entre as participantes, abordando temas como protagonismo feminino, superação e fortalecimento de vínculos comunitários

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, iniciou nesta semana uma programação especial em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. As atividades estão sendo realizadas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município e também no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), reunindo ações voltadas ao acolhimento, valorização, fortalecimento da autoestima e orientação sobre os direitos das mulheres.

A abertura da programação foi realizada hoje (5), com um café da manhã cultural, seguido da roda de conversa “Mulheres que inspiram o amanhã”. O encontro proporcionou um espaço de diálogo e troca de experiências entre as participantes, abordando temas como protagonismo feminino, superação e fortalecimento de vínculos comunitários.

Durante o período da tarde, foram realizadas oficinas produtivas e de autocuidado, incluindo atividades de reaproveitamento de alimentos, automaquiagem e design de sobrancelhas. As ações têm como objetivo incentivar a autonomia, estimular novas habilidades e promover momentos de integração entre as mulheres atendidas pela rede socioassistencial do Município.

A programação da semana continua amanhã, sexta-feira (6), com a realização de um seminário de defesa pessoal de Krav Magá, promovido em parceria com a Guarda Municipal de Várzea Grande. A atividade busca orientar as participantes sobre técnicas básicas de autoproteção e reforçar a importância do enfrentamento à violência contra a mulher.

PROGRAMAÇÃO – Como parte das ações do Mês da Mulher, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) também realizará no dia 13 de março, das 14h às 17h, o evento “Mulheres em Movimento – Cultura, Direitos e Proteção”, voltado especialmente às mulheres atendidas pela unidade, muitas delas em situação de vulnerabilidade ou que já vivenciaram violações de direitos.

A programação contará com recepção e acolhimento das participantes, seguida da abertura oficial com contextualização sobre a importância do Mês da Mulher e o papel da rede socioassistencial na proteção e garantia de direitos. Na sequência, será apresentada a iniciativa Projeto Viver Melhor, desenvolvida no âmbito do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), acompanhada de um momento cultural com homenagem às mulheres.

Um dos destaques do evento será a palestra ministrada pela comandante da Polícia Militar, Raissa Helena, que abordará temas relacionados aos direitos das mulheres, à rede de proteção e aos canais de denúncia em casos de violência, além de abrir espaço para perguntas e orientações às participantes.

A programação também incluirá um momento simbólico de valorização, com desfile das participantes como forma de incentivo à autoestima e ao protagonismo feminino. O evento contará ainda com sorteio de brindes e encerramento institucional, seguido de um momento de confraternização com coffee break, promovendo integração entre as participantes e os profissionais da rede de assistência social.

Foto: Reprodução/Divulgação

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.