Jurídico

Semana da Conciliação Trabalhista termina com 9,5 milhões de reais em acordos em Mato Grosso

A 5ª Semana Nacional de Conciliação Trabalhista em Mato Grosso terminou com um total de 9,5 milhões de reais em acordos firmados entre empresas e trabalhadores. O balanço foi divulgado pelo Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas do TRT (Cejusc), que coordenou as ações no estado.

O evento ocorreu de 27 a 31 de maio e contou com participação de unidades judiciais da Capital e do interior.

Com o slogan “Menos Conflitos. Mais Soluções: com a conciliação o saldo é sempre positivo”, a Semana teve como objetivo estimular e mostrar que a resolução amigável pode ser a melhor saída.

Ao todo, foram 429 conciliações realizadas ao longo dos cinco dias, sendo 59 delas apenas na Cejusc, com arrecadação de 2,8 milhões.  Na 3ª Vara do Trabalho de Cuiabá foram feitos 24 acordos com arrecadação de 783 mil reais.

No interior, os destaques ficaram com a 1ª Vara de Sinop, que homologou 32 conciliações que resultaram em 759 mil reais liberados para as partes, seguido pela 1ª Vara de Várzea Grande, que atingiu a marca de 553 mil reais arrecadados nos 18 acordos realizados.

Em âmbito nacional, a 5ª Semana Nacional de Conciliação Trabalhista foi concluída de forma bem sucedida, alcançando novo recorde de movimentação de valores, segundo informações do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). Foram homologadas 28.563 acordos, que totalizaram 1,1 bilhão de reais arrecadados para pagamento dos trabalhadores. Os números são maiores que os de 2018, quando foram arrecadados 874 milhões de reais.

Os dados nacionais da Semana de Conciliação podem ser verificados pelo Conciliômetro, um painel eletrônico que contabiliza o resultado da Semana. Os dados podem ser vistos pelo público nas páginas iniciais dos sites do CSJT, do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e da  Conciliação Trabalhista.

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.