Durante a operação, realizada neste final de semana, também foram encontradas 45 redes, 15 tarrafas, quatro embarcações, quatro motores de popa, e centenas de pindas. Sete pessoas foram levadas para a delegacia da Polícia Judiciária Civil.
O diretor da Unidade Desconcentrada de Barra do Garças, Cleber Fabiano Ferreira, disse que ações semelhantes vão continuar na região, em parceria com as polícias Civil e Militar, Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Batalhão Ambiental do Estado de Goiás.
“Em decorrência da subida de cardumes, aumenta consideravelmente o número de pescadores na região em busca de variedades de peixes”, explicou o diretor.
Cleber alertou sobre a nova lei de pesca e a importância da fiscalização neste período, que coincide com a temporada de praia no Araguaia e férias de julho. “Nosso objetivo é coibir a pesca predatória e ilegal, nas regiões do Alto e Médio Araguaia”.
Segundo ele, em 30 de junho, data da comemoração do Dia do Rio Araguaia, vai ser feita uma homenagem pela DUD de Barra do Garças, em parceria com o empresariado local, entidades civis e Secretaria Municipal de Cultura. “Faremos uma ‘barqueata’ e arrastão de limpeza nas barrancas do rio. Teremos também uma distribuição de sacolas de lixo aos turistas e shows com artistas regionais”.
Diário de Cuiabá
Foto: Ilustrativa