Nacional

Sem Terrinhas marcham e pedem escolas nos assentamentos

Cerca de 900 crianças de assentamentos Sem Terra de várias cidades do Paraná participam nesta sexta-feira (17) da 11ª edição do Encontro Estadual dos Sem Terrinha. O grupo se reuniu às 9h na Praça Tiradentes, no centro da capital, e marchou até o Palácio Iguaçu, Centro Cívico. Durante o trajeto, eles reivindicaram o acesso à educação nos assentamentos com a construção de pelo menos 18 novas escolas, além de pedir melhorias no transporte escolar.

Os 'Sem Terrinhas' também denunciam o fechamento de escolas no campo. Conforme os organizadores, desde o ano 2000 foram fechadas mais de 24 mil escolas rurais em todo o Brasil, sendo 2 mil no Paraná. Além disso, as crianças também pediram a desapropriação de 75 áreas ocupadas no estado e a realização da Reforma Agrária nos assentamentos.

Por volta das 10h, as crianças entregaram um documento com todas as reivindicações ao secretário de assuntos fundiários do Estado do Paraná Hamilton Serighelli. Depois disso, eles seguiram para um passeio no Zoológico de Curitiba. À tarde, as crianças retornam para os assentamentos.A reportagem tentou entrar em contato com o secretário Serighelli, mas até a publicação ele não tinha sido encontrado.

G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus