Há quase um mês quem precisa fazer uma carteira de identidade em vários municípios de Mato Grosso não está conseguindo. Sem papel para confeccionar o documento, os postos de identificação estão dispensando as pessoas e pedindo para aguardarem. O problema que começou no dia 13 de novembro, ainda deve continuar pelo menos até a próxima semana. Neste período cerca de 13.500 cédulas deixaram de ser confeccionadas.
Segundo a Perícia Oficial de Identificação Técnica (Politec), o material que deveria ser entregue no dia 27 de novembro, chegou na quinta-feira (03). As 180 mil cédulas ainda devem passar pela perícia e depois serem registradas no sistema, para então serem enviadas para os postos. A assessoria de imprensa da Politec confirmou que, a previsão é de que no dia 08, os materiais sejam destinados aos postos de Cuiabá, já nos municípios do interior devem chegar no dia 14.
A diretoria de Identificação Técnica da Politec informou que a suspensão ocorreu devido ao atraso na reposição do estoque de papel moeda utilizado na confecção do documento.
De acordo com a Diretoria Metropolitana de Identificação Técnica, em média são emitidas 700 carteiras de identidade ao dia em todo Estado de Mato Grosso. Ao mês, são cerca de 13.500.
No mesmo barco
A falta de papel para confecção de documentos também atingiu o Departamento Estadual de Trânsito. Alguns usuários reclamam que órgão estaria sem papel para confeccionar as carteiras de habilitação.
Apesar das reclamações, o Detran afirmou que a situação está regular. “O contrato está normal e segue até janeiro, o material está sendo impresso normalmente, não existe falta de papel”, confirmou a assessoria de imprensa do Departamento Estadual de Trânsito.