Cidades

Sem atingir meta, campanha contra sarampo e pólio é prorrogada

Distante da meta de 95% determinada pelo Ministério da Saúde, a campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo terá que ser prorrogada em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Ao todo, foram aplicadas pouco mais de 14 mil vacinas, 1.171 contra o sarampo, o que corresponde a 36,53% das crianças de 6 meses a menores de 1 ano. Contra a poliomielite, o público de 6 meses a menores de 5 anos teve 52.93%, com 13.045 crianças imunizadas.

A campanha seria encerrada nesta sexta-feira (28), a data limite data pelo Ministério da Saúde. Mas com a baixa adesão dos pais, ela terá que ser prorrogada sem data limite estipulada, afirmou a coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI), Jeane Moraes.Apesar de se tratar de vacinas que estão presentes no calendário de vacinação básica, Jeane destaca que a campanha é uma forma de realizar uma dose extra da vacina.É o que a gente chama de vacinação de rebanho, porque as crianças vacinadas espalham o vírus pelo ambiente e imunizam as outras pessoas no local. Não adianta termos foco de pessoas vacinadas enquanto temos outros com pessoas não imunizadas, disse.

Quem ainda não levou o filho para imunizar, pode procurar uma das 43 unidades de saúde distribuídas nas zonas Rural e Urbana do município. O horário de funcionamento da Zona Rural é de 7h às 14h  e na Zona Urbana de 8h às 17h.A poliomielite é transmitida por alimentos contaminados. Este é 35º ano da campanha e o país não registra um caso da poliomielite há 25 anos, segundo dados do Ministério da Saúde. Há países em que a doença ainda é registrada, como a Nigéria, Afeganistão e Paquistão.

G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.