Cidades

Sem assistência, pacientes com câncer vivem drama em MT

Atualmente a única máquina no Estado em funcionamento, e que também atende pacientes de Rondônia, é a da Santa Casa de Misericórdia.
 
A economista e empresária Silvana Ribeiro, que tem câncer de mama, conhece bem essa realidade. Ela não conseguiu fazer o tratamento nem mesmo em hospital particular e desde que quebrou a máquina no Hospital do Câncer, no dia 17 de janeiro, ela e vários pacientes têm enfrentado momentos de aflição e sofrimento.
 
Foto: Mary JurunaVendo a dura realidade das pessoas que viajam em busca do tratamento, e que geralmente são pessoas carentes, Silvana decidiu aproveitar as oito horas na fila para ajudar aqueles que não sabem como buscar os seus direitos, a exemplo do acesso a medicamentos pelo SUS, abatimento em impostos e gratuidade do transporte público. E montou um balcão de informação dentro do hospital que funciona enquanto aguarda o próprio atendimento.
 
“Muitas pessoas passam pela mesma situação que a minha, mas a maioria é do interior e vem de famílias carentes, além de boa parte ainda ser analfabeta. Já vi muitos chegando cedo ao hospital e saindo à noite sem ter comido um pão, só para economizar para a passagem”, conta.
 
Não contente em ajudar os pacientes, nos dias que faz sessão de radioterapia Silvana Ribeiro pediu a colaboração do hospital e funcionários para distribuir a lista dos direitos da pessoa com câncer. 
 
“O meu primeiro passo foi pregar nas paredes todos os direitos dos pacientes. O segundo foi ajudar aqueles que nem sabem ler a buscar os benefícios. Consegui inclusive com que uma senhora conquistasse o passe livre dentro de Cuiabá e hoje ela economiza mais de 500 reais”, relata a empresária.
 
O destaque dado para os custos com passagem de ônibus fica por conta dos vários exames que os pacientes precisam fazer e necessitam de acompanhante. Com isso, por dia alguns acabam gastando uma média de R$ 20, que faz diferença no orçamento no final do mês.
 
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.