Opinião

SEM ÁGUA

         Difícil não falar da água neste momento que o homem nunca imaginou que sua falta poderia acontecer. Fonte da vida, corre risco e é preciso haver cuidados para que no futuro próximo nós possamos usufruir deste recurso natural tão importante no nosso dia a dia.

           O descuido e o abuso exagerado de seu uso sem controle fazem com que a preocupação do reaproveitamento torne-se cada vez mais frequente nos projetos residenciais e comerciais.

          Diversos sistemas são aplicados, o mais comum é o de captação da chuva que armazena a água para uso local. É o reaproveitamento contra o desperdício e a favor da preservação.

          Essas medidas são excelentes, mas se ainda não é possível fazer as instalações citadas, pequenos gestos já fazem a diferença. Cuidado com o desperdício, ficando de olho em torneiras e chuveiros mal fechados. Diminua o tempo no banho e evite usar mangueira para lavar quintal ou regar plantas sem necessidade, estipule os dias para essas atividades que gastam muita água. O costume com certos hábitos ecológicos é o primeiro passo para a preservação da água, fundamental para o ser humano.

           A reutilização ou reúso contribui para a preservação dos mananciais substituindo a água potável por uma água de qualidade inferior, conceito muito usado em países desenvolvidos. 

           Com a falta de chuva que o país está passando, é uma obrigação termos consciência quanto ao uso correto da água.

Edmilson Eid

About Author

Edimilson é arquiteto, festeiro oficial da Praça Popular e escreve semanalmente a coluna Tendências no Circuito Mato Grosso.

Você também pode se interessar

Opinião

Dos Pampas ao Chaco

E, assim, retorno  à querência, campeando recuerdos como diz amúsica da Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul.
Opinião

Um caminho para o sucesso

Os ambientes de trabalho estão cheios de “puxa-sacos”, que acreditam que quem nos promove na carreira é o dono do