Plantão Policial

Sem acordo, agentes penitenciários continuam paralisados em MT

Os agentes penitenciários de Mato Grosso mantêm nesta segunda-feira (23) a paralisação dos serviços, considerados não essenciais, iniciada no sábado (21), mesmo após decisão judicial, que decretou a ilegalidade do movimento. O Sindicato dos Servidores Penitenciários de Mato Grosso (Sindspen-MT) ainda não foi notificado da decisão.

A categoria suspendeu visitas nos presídios e outros tipos de atendimento por tempo indeterminado. Havia sido anunciado pelo sindicato que o serviço funcionaria em sistema de "operação padrão", com atuação de todo o efetivo, mas exercendo somente atividades específicas. Só seriam atendidos setores como segurança das unidades, contenção e guarita, alimentação, escoltas apenas em caso de emergência de saúde do preso.

Segundo o assessor jurídico do Sindspen, Carlos Frederick, assim que notificados, os agentes devem cumprir a determinação do desembargador João Ferreira Filho, expedida no domingo (22).

“Mas vamos recorrer, porque no nosso entendimento o Estado levou o Judiciário ao erro, uma vez que o movimento não é uma greve, mas sim uma manutenção dos serviços, conforme o que o Executivo disponibiliza aos profissionais”.

O magistrado determinou que os servidores retomem as atividades penitenciárias regulares, cumprindo-as como rotineiramente impostas, sob pena de multa de R$ 50 mil diária.

Em Mato Grosso, os serviços do sistema prisional são feitos exclusivamente pelos agentes, como escolta, segurança nas guaritas, intervenção interna, além de controle e organização de visitas.

Ao todo, o efetivo do Estado conta com 2,5 mil agentes prisionais. Estes servidores atendem 57 unidades prisionais no Estado com a população carcerária de 10,8 mil mil presos. São 6,5 mil a mais do que a capacidade máxima. Na Penitenciária Central do Estado, em Cuiabá, que é a maior unidade, há 1,8 mil presos nas 900 vagas disponíveis.

Leia mais:

{relacionadas}

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em