Opinião

‘Selva mãe do Rio Menino’

Momento crucial para o Cacique Marquinhos Xucuru. O indígena da etnia Xucuru, eleito prefeito da cidade de Pesqueira, Pernambuco, teve sua candidatura impugnada judicialmente e está no aguardo da decisão do Ministro Roberto Barroso. Uma carta de apoio circula nas redes sociais. Vamos assinar! Acesse secure.avaaz.org/

É urgentíssimo que o Constitucionalismo Democrático Latino-Americano – um novo paradigma do Estado democrático de direito – se faça presente no Brasil, país que precisa fazer importantes modificações no poder do Estado, com o objetivo promover a inclusão de todas as classes sociais na ordem nacional brasileira.

Recorro a ‘Selva Mãe do Rio Menino’, arte de Daiara Tukano, para abençoar com sua arte este momento tão importante para os povos indígenas que carregam por séculos infinitas histórias escritas pela violência, desde a invasão dos portugueses no litoral brasileiro aos dias de hoje. O mural, localizado em um edifício da Avenida Amazonas, em Belo Horizonte, é considerado o maior do mundo feito por uma mulher indígena, mede 1.000m². A ação da 5ª edição do Circuito de Arte Urbana (Cura) foi realizada entre os dias 22 de setembro e 4 de outubro do presente ano. A ativista e artista plástica declarou: “os rios são os avôs, todo avô já foi menino e todo rio tem mãe. E essa mãe é a mãe natureza”.

Que a ‘Selva mãe do rio menino’ conduza mentes e corações de todas as pessoas para que juntas, todas juntas, possam contribuir para mudar o destino das populações indígenas que atualmente vivem no Brasil; que possam trazer mudanças consubstanciais à organização social brasileira, um país de gigantes dimensões que tem plenas condições de abraçar com justiça e equidade todos os seus filhos.

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Opinião

Dos Pampas ao Chaco

E, assim, retorno  à querência, campeando recuerdos como diz amúsica da Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul.
Opinião

Um caminho para o sucesso

Os ambientes de trabalho estão cheios de “puxa-sacos”, que acreditam que quem nos promove na carreira é o dono do