Política

Selma Arruda prevê que reforma da Previdência chegue ao Senado até o fim do semestre

A senadora Selma Arruda (PSL-MT) diz acreditar que a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) da reforma previdenciária chegue ao Senado até o fim deste semestre. O texto prioritário do governo pode ser votado paralelamente ao pacote de anticrime e anticorrupção protocolado pelo ministro da Justiça, Sérgio Moro.

“Essa reforma entrou na Câmara e a gente sabe que até entrar no Senado, ela vai sofrer muita modificação. Acho que no fim do primeiro semestre proposta já está no Senado. Não sei se estará aprovada até o final do primeiro semestre, mas a intenção é dar essa agilidade de trâmite”.

A senadora  afirma ver dificuldades para o trâmite consonante das duas propostas; o pacote de anticrime tem sido questionado como pauta de desvio da atenção da reforma da Previdência. E o ministro Moro cobra agilidade do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), na tramitação do pacote.

“Eu penso que 513 deputados têm plena capacidade para aprovar a reforma da Previdência e o pacote anticrime ao mesmo tempo; não vejo dificuldade nenhuma. Muita gente quer que seja feita uma coisa de cada vez. Nós precisamos dar agilidade ao Poder Legislativo. Lá se fala muito e se faz muito pouco”.

Neste fim de semana a rusga entre Rodrigo Maia e o Planalto se acirrou após uma cobrança direta do ministro Sérgio Moro a Rodrigo Maia sobre o assunto. O conflito levou o presidente da Câmara a entregar a articulação da PEC da Previdência ao presidente Jair Bolsonaro, sob a alegação de que o presidente estaria tentando “terceirizar” a articulação das pautas. E a prisão do ex-presidente Michel Temer, na quinta-feira (21), teria aumentado a tensão por causa interpretação de influência de Moro na decisão.

“Eu não vejo dessa forma [crise entre Bolsonaro e Maia]. O ministro Moro tem uma postura muito reta. Fizeram até essa elucubração de que o Moro teria mandado prender o Temer em retaliação ao Maia. O Moro não manda prender ninguém”.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões