A senadora Selma Arruda (PSL-MT) foi escolhida pelo PSL como membro titular de cinco comissões permanentes no Senado Federal. A social liberal irá compor as comissões de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), de Transparência, Fiscalização e Defesa do Consumidor (CTFC), Assuntos Sociais (CAS), Comissão de Direitos Humanos (CDH), Ciência e Tecnologia (CCT). A parlamentar também será suplente em outras duas comissões: Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR) e Comissão de Infraestrutura (CI).
A definição aconteceu na tarde desta quarta-feira (13.02), após reunião dos líderes partidários. “Foi muito importante a participação do PSL num número expressivo das comissões no Senado Federal. Foram escolhidas as comissões de forma estratégica, para que o PSL consiga, e para nós senadores do partido consigamos ter resultados efetivos, que é legislar contra a corrupção, a favor da segurança pública, contra a criminalidade e pelo crescimento da economia. Estamos muito felizes com as decisões deste dia”, pontuou a parlamentar.
A CCJ é uma das comissões de maior destaque no Senado. Um dos motivos que tornam a CCJ tão importante é que antes de uma proposição ser aceita, independentemente do tema, ela precisa ser apreciada pela CCJ. Além disso, cabe à CCJ verificar sobre a admissibilidade de proposta de emenda à Constituição.
Posse nas comissões
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), afirmou que todas as comissões permanentes do Senado poderão empossar seus presidentes ao mesmo tempo. A intenção é que a instalação seja simultânea, mas como não há plenários em número suficiente para todas elas. O presidente afirmou que o esforço vem sendo feito para garantir a proporcionalidade, com harmonização de forças partidárias.