Jurídico

Selma Arruda causa surpresa ao depor no caso das interceptações telefônicas

A juíza Selma Rosane Santos Arruda surpreendeu a todos nesta segunda-feira (26) ao aparecer como uma das testemunhas na audiência de instrução no caso da Grampolândia Pantaneira, que acontece nesta segunda-feira (26) no Fórum de Cuiabá. A magistrada, que é da Vara Especializada Contra o Crime Organizado, não era esperada. Mas ela foi arrolada pela defesa do cabo Gerson Correa.

O coronel Zaqueu Barbosa, ex-comandante da Polícia Militar; os coronéis Evandro Alexandre Lesco, Ronelson Barros e Januário Batista; e ainda o cabo Gerson Correa Junior são réus no esquema que ficou conhecido no Estado como Grampolândia Pantaneira.

Além da juíza Selma Arruda, a delegada Alana Darlene Cardoso e o policial Rafael Meneguini estão também previstos para depor hoje. Os dois atuam no Grupo de Atuação e Combate ao Crime Organizado (Gaeco) da Policia Civil e também foram arrolados como testemunhas de defesa do cabo Gerson Correa.

No ano passado, a delegada Alana Cardoso afirmou que o número ex-servidora pública Tatiana Sangalli Padilha foi dado pelo Paulo Taques, ex-secretário da Casa Civil do Estado e primo do governador Pedro Taques, que já teve um caso extraconjugal com ela.  O telefone da amante foi interceptado pela Operação Forti da Policial Civil, que investigava organizações criminosas no Estado. Já o policial Rafael Meneguini é o responsável pelas interceptações telefônicas na Gaeco.

A audiência de instrução dá sequência ao depoimento de testemunhas nas ações que investigam as interceptações telefônicas para ouvir políticos, jornalistas, empresários, advogados e pessoas civis. O esquema operava por meio de inclusão de números telefônicos de pessoas sob outra identificação em pedidos de quebra de sigilo telefônico encaminhado a Justiça, mas que não tinham relação com as investigações policiais. A tática recebe o nome de “Barriga de Aluguel” no jargão policial.

A audiência é conduzida pelo juiz Murilo Mesquita, da 11º Vara Criminal de Cuiabá, e pelo Conselho Militar, que é formado pelos coronéis Elierson Metello de Siqueira, Valdemir Benedito Barbosa, Luiz Cláudio Monteiro da Silva e Renato Antunes da Silveira Junior.

Leia mais

{relacionadas} 

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.