Coluna Social

Selfie – O presente e o Futuro

Selfie é uma palavra em inglês que significa autorretrato, por ser facilmente compartilhado, o ”selfie” virou moda, capturada no momento de um acontecimento. Normalmente uma selfie é tirada pela própria pessoa que aparece na foto, com um celular que possua uma câmera incorporada. A particularidade de uma selfie é que ela é tirada com o objetivo de ser compartilhada em uma rede social.

A qualquer momento você poderá ser abordado por outras pessoas com celulares em mão, dispostas a clicar aquele momento mágico que ficará eternizado nos anais digitais do mundo virtual. Com os novos dispositivos digitais, celulares com câmeras de foto e vídeo em alta definição, que além de capturar imagens ainda disponibilizam recursos para processar, manipular e deixar aquela selfie perfeita.

Observamos que nos últimos anos, os pacientes, sempre de celular a mão, tornaram-se mais exigentes e mais preocupados com a sua imagem. E, é gradativamente uma consequência dos tempos em que vivemos, da tecnologia a que temos acesso. Não é incomum depararmos com pacientes sempre buscando uma estética dentária comparada a de celebridades, que compartilham esta realidade de felicidade permanente com o sorriso mais que perfeito, como modelo para os sorrisos que idealizam para si. A vaidade está diretamente ligada a esta busca pelo melhor sorriso.

Existem mecanismos que levam a esta falsa imagem perfeita, apps com filtros e photoshops que alteram a realidade, porém as pessoas estão se dando conta que por mais que estes aplicativos sejam de fato eficientes, nada substitui a beleza que deve ser natural e espontânea. Defendemos sempre um sorriso harmonioso e saudável. Uma intervenção estética ao nível da correção da dentição funciona como um verdadeiro tratamento de rejuvenescimento facial. O photoshop só melhora o aspeto na foto. A estética dentária, com ações simples, rápidas e indolores, corrige na perfeição um sorriso deteriorado e passa a estar bem pessoalmente, a qualquer hora e em qualquer foto.

Algumas dicas devem ser levadas em consideração para fazer aquele clique ficar melhor e seu sorriso ser mais valorizado. Quando o assunto é dente bonito e saudável é comum associarmos a cor amarela à falta de cuidados bucais. Por isso, evite usar o famoso efeito “envelhecido” na hora de tratar a foto. Uma foto em um ambiente levemente azul fará com que os dentes pareçam um pouco mais brancos, tirando o amarelado deles. Uma outra dica legal é usar um comando que existe em alguns aplicativos chamado de suavização de foco. Esse efeito tira a nitidez de alguns detalhes da imagem. E para quem não gosta de fazer uso de aplicativos que tratam as fotos, outra dica é evitar tirar selfies em locais com muita luz solar. O ideal é procurar um lugar com meia sombra para dar aquele efeito.

Sobretudo, é preciso entender que, na vida real, não existem “selfies perfeitos”. O mundo real é a nossa única realidade, mostrar sua cara, seu verdadeiro selfie é estar disposto a mostrar quem realmente você é, com seus erros e acertos, qualidades e defeitos, é preciso buscar o autoconhecimento antes do autorreconhecimento.

ERNANI CAPOROSSI

Especialista em Dentística Restauradora e Prótese Dental, MBA em Gestão em Saúde, membro fundador da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE), da Academia Brasileira de Osseointegração (ABROSS) e da Sociedade Brasileira de Reabilitação Oral (SBRO). Atende a 38 anos em Cuiabá. Email: ecaporossi@terra.com.br

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar