‘Escolhida’ pela Fifa, coincidentemente Goiânia ficou de fora da Copa, mas vai abrigar pelo menos duas seleções. Os locais citados pelo documento oficial da Fifa são o Centro de Treinamento do Goiás (Serrinha) e hotéis da cidade. Em Brasília foram citados a Vila Olímpica do Corpo de Bombeiros e outros hotéis da cidade.
De acordo com a assessoria da Fifa, ouvida pela reportagem de A Gazeta na tarde de terça-feira, “os Campos Oficiais de Treinamento (COT’s) que estão em construção em Cuiabá, na UFMT e em Várzea Grande, no Pari, só serão utilizados para treinamentos 48 horas antes das partidas”.
Segundo a Fifa, “a base das seleções será apenas nos locais catalogados”, o que exclui a capital mato-grossense. O secretário da Secopa, Maurício Guimarães, disse que a divulgação do catálogo não lhe surpreendeu, mas, lamentou a exclusão. “É ruim para nós!. Havíamos inscrito a cidade de Rondonópolis para receber as seleções, a cidade se candidatou, mas não foi aceita. Infelizmente a realidade é que temos poucos locais para receber uma seleção por 40, 60 dias, e isso é preocupante, masnós já tínhamos sido excluídos na primeira lista divulgada antes”, comentou o secretário.
A exclusão pode gerar um grande prejuízo para o trade turístico de Cuiabá, que investiu na construção de grandes hotéis e frustrar os investidores do setor. O trabalho da imprensa local também deve ser prejudicado, visto que as seleções permaneceriam na cidade apenas dois ou três dias e haverá a necessidade de deslocamento de profissionais para
as ‘bases’ escolhidas.
Outra grande ausência na lista é do Centro de Treinamento do Palmeiras, vizinho ao do São Paulo, na Barra Funda (zona oeste da capital paulista), onde aconteceu o lançamento do catálogo. A Academia de Futebol é um dos COTs (Centro Oficial de Treinamentos) que podem ser usados pelas equipes durante a Copa, na véspera das partidas. O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, que é palmeirense e estava presente ao evento, brincou com o fato. “Eu vi a lista agora. O São Paulo tem dois CTs.
Palmeiras tinha um, mas saiu. Sinceramente não sei o que aconteceu. Acho que a fase não está boa. É a Série B dos CTs”, disse o ministro, em tom pouco diplomático. O Estado de São Paulo concentra o maior número de centro de treinamentos credenciados. O São Paulo tem seus dois CTs inscritos: Cotia e Barra Funda. Santos e Corinthians oferecerão às seleções os centros de treinamentos de suas equipes profissionais, respectivamente o CT Rei Pelé e o CT do Parque Ecológico. Na divisão por regiões, foram escolhidos quatro CTs no Norte, sete no Nordeste, três no Centro-Oeste, 47 no Sudeste e 22 no Sul.
“Para as cidades escolhidas, será a oportunidade de visibilidade e de incremento do turismo e de investimentos”, afirmou o presidente do COL e da CBF, José Maria Marin.
A listagem final trouxe a inclusão de 16 novos CTs em relação à versão anterior, que continha 70. As novidades são dois em João Pessoa (PB) e Foz do Iguaçu (PR), um em Aracaju (SE), Cachoeirinha (RS), Gravataí (RS), Sete Lagoas (MG), Rio de Janeiro (RJ), Bragança Paulista (SP), Sorocaba (SP) e Porto Feliz (SP), além dos dois CTs do São Paulo e o do Atlético Mineiro (já fechado com a seleção da Argentina), que inicialmente não haviam se interessado em ceder seus espaços.
O sorteio dos grupos que vai indicar onde as seleções vão atuar na Copa, acontece dia 6 de dezembro, na Bahia, mas a Argentina já se antecipou e vai ficar hospedada em Belo Horizonte-BH.
Craques do Rádio