Esportes

Seguranças privados que atuarão nos sete jogos da Copa em Brasília passam por treinamento no Mané Garrincha

 
No treinamento, o vigilante Saulo de Jesus, 30 anos, fez o papel do cidadão que se recusava a sair do lugar. Ele disse que é importante ter paciência e calma. “A orientação principal é ser educado e resolver o problema da melhor forma possível, com diálogo. Nós somos treinados justamente para esse tipo de tensão”, contou.
 
Os stewards atuam na segurança interna dos estádios. O treinamento é uma exigência da FIFA e da Polícia Federal para atuação em grandes eventos. Tem duração de cinco dias e inclui conteúdo teórico e prático. Entre os temas abordados estão controle de acesso, gerenciamento de público, prevenção e combate a incêndios e atuação em emergências.
 
“Além de capacitar mão de obra para os grandes eventos, a iniciativa libera cerca de 400 policiais militares para atuar nas ruas, protegendo a população”, afirmou o coordenador de segurança da Secretaria Extraordinária da Copa, coronel Lima Filho.
 
1,5 mil qualificados
 
Os vigilantes que realizaram o treinamento fazem parte de um grupo de 1.000 profissionais que serão capacitados nas próximas semanas, sempre em turmas de 100 pessoas. O curso é oferecido por um consórcio formado por empresas de segurança privada do DF. O grupo será contratado pela FIFA para atuar nos sete jogos em Brasília. A estimativa é de que, para cada partida, sejam utilizados entre 800 e 900 stewards. A meta é qualificar pelo menos 1,5 mil seguranças privados até o Mundial.
 
Entre as principais funções dos stewards estão recepção e direcionamento de público, identificação de possíveis conflitos e intervenção por meio do diálogo. Uma das principais regras é não tocar o torcedor. Mas os seguranças privados não atuarão sozinhos no estádio. “O steward é um organizador de público. Caso haja necessidade de uma intervenção física, entram em ação as forças de segurança pública”, destacou o coronel Lima Filho.
 
Portal da Copa

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Esportes

Para embalar, Palmeiras vai manter esquema ofensivo fora de casa

  A derrota para o Penapolense no último fim de semana trouxe de volta a tensão que marcou o rebaixamento
Esportes

Santos e São Paulo na vila opõe Neymar e Ganso pela primeira vez

  Ganso trocou o Santos pelo São Paulo de forma polêmica, em setembro, e até aqui não fez grandes jogos