Plantão Policial

Segurança realiza mega operação na cidade de Sorriso

  
Durante os três dias de operação foram registradas 58 ocorrências, sendo 49 porções de pasta base de cocaína e duas de maconha apreendidas, cinco ocorrências de crimes ambiental, 1 roubo, 1 porte ilegal de arma, 1 moto apreendida produto de receptação e duas ocorrências de direção perigosa. 
  
Conforme o comandante regional da Polícia Militar, coronel BM Celso Herinque Souza Barboza, novas operações poderão ser realizadas ao longo do ano. “Os setores de Inteligência das polícias Civil e Militar nos darão aparato para o policiamento ostensivo para continuarmos os trabalhos de prevenção das ações de criminosos e garantir a segurança pública no município”, disse. 
  
Outro destaque da ação na cidade de Sorriso foram as blitzes da operação Lei Seca, que visam coibir a ingestão de bebida alcoólica por condutores quando estiverem na direção de veículos automotores, evitando acidentes causados por embriaguez. Essa foi a primeira vez que a blitz foi realizada em um município do interior do estado. 
  
As blitzes da Lei Seca resultaram na confecção de 41 ocorrências de embriaguez ao volante , 23 Carteiras de Habilitação (CNHs) foram apreendidas, 162 notificações de trânsito, 93 apreensões e 78 pessoas foram conduzidas por alguma irregularidade no trânsito. 
  
De acordo com o delegado da Delegacia de Delitos de Trânsito de Cuiabá, Christian Alessandro Cabral, o objetivo é interiorizar a Lei Seca. “O objetivo da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) é interiorizar o projeto levando os benefícios que a campanha tem alcançado que são a redução dos acidentes e o aumento da sensação de tranquilidade da população, que poderá circular com segurança pelas ruas da cidade”, falou. 
  
Segundo o secretário executivo do Gabinete de Gestão Integrada Estadual, tenente-coronel BM Átila Wanderley da Silva, a operação foi resultado de uma audiência pública realizada na cidade. “O que há de melhor na segurança pública estadual esteve em Sorriso dando apoio local às unidades de Polícia Civil e Militar para aumentar a ostensividade na região”, disse. 
  
O tenente-coronel explicou que os trabalhos da operação iniciaram há mais de 60 dias com os levantamentos feitos pela área de inteligência policial e a fiscalização dos estabelecimentos comerciais, através do Corpo de Bombeiros e da Prefeitura Municipal. Foram vistoriados 40 estabelecimentos comerciais e 22 estavam em situação irregular. 
  
“Orientamos os proprietários sobre a regularização do estabelecimento na Prefeitura e no Corpo de Bombeiros para que obtenha o Alvará Contra Incêndio e Pânico que é importante para garantir a segurança dos clientes que estão nos locais”, disse. 
  
Os locais irregulares foram notificados pelas instituições que determinou o prazo de 30 dias para regulação, de acordo com a legislação. Caso o proprietário não cumpra a determinação, ele ser punido com multa ou a interdição do local.  
  
Para o morador da cidade de Sorriso, Lucas Astun, a operação é válida visto que está ocorrendo muitos roubos e a criminalidade praticada por menores na região aumentou bastante. “É importante para inibir esse tipo de ocorrência e a população perceber que pode contar com o apoio da segurança pública”, destacou. 
  
O prefeito de Sorriso, Dilceu Rossato, considerou o resultado da operação surpreendente. “A prefeitura deu todo o suporte para que esse momento acontecesse, e a operação integrada foi um sucesso”. 
  
O secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante dos Santos, disse que operações como essa serão realizadas em outros municípios. “A operação integrada é uma ação que já é desenvolvida pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) no estado. Tivemos uma grande oportunidade de realizar esse tipo de trabalho durante a Copa do Mundo, quando reunimos as forças do Estado e da União. Nosso objetivo é continuar com esse tipo de atividade em outros locais para tirar de circulação os criminosos, reduzir os índices de criminalidade, melhorar a qualidade do trabalho prestado pela segurança pública e trazer tranquilidade para os moradores”, falou. 
  
Participaram da operação integrada a Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Vara da Infância e Juventude, Prefeitura de Sorriso, Departamento Municipal de Trânsito, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Conselho Tutelar. 
 
Assessoria 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em