Foto: Ahmad Jarrah
A Força de Segurança Pública de Mato Grosso apresentou nesta quarta-feira (22) o plano de segurança para os seis dias de Carnaval deste ano.
Com o objetivo de coibir a violência e garantir um carnaval seguro, as policias Civil, militar e Corpo de Bombeiros estarão atuando de forma integrada, entre os dias 24 de fevereiro (sexta-feira) até 1º de março (quarta-feira).
Só a Polícia Militar irá disponibilizar cerca de 1.300 homens para fazer a segurança dos foliões. Eles estarão atuando nos principais locais de festa, em todo o Estado.
O delegado da Polícia Civil Anderson Veiga afirmou que a instituição estará apta a dar todo o suporte necessário durante os carnavais populares.
“A Polícia Civil atuará nas denúncias e investigações que acontecem durante os dias de eventos e dando o suporte necessário nas delegacias”, disse.
A diretora da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Alessandra Paiva Puertas, afirmou que a equipe do órgão estará preparada.
“A equipe da Politec estará de prontidão para fazer as perícias das drogas e os testes necessários de balísticas nos armamentos apreendidos”, afirmou.
A Polícia Militar vai intensificar também a fiscalização a veículos nas estradas com o Batalhão de Trânsito. Serão feitas barreiras, bloqueios parciais de vias e comboios em vias estaduais que dão acesso aos locais de carnaval.
Será intensificada a fiscalização da Lei Seca e testes de bafômetros serão realizados nos condutores. As forças de Segurança irão reforçar o policiamento em 60 municípios identificados com os maiores números de participantes nas festas.
A Operação Carnaval é uma ação que ocorre paralelamente ao policiamento cotidiano dos bairros e outras áreas da cidade que continuará ocorrendo normalmente.