A segurança pública e as ações na fronteira entre Mato Grosso e Bolívia estão entre os temas que serão tratados na Caravana da Integração, promovida pelo governo do Estado a partir de amanhã em direção à Bolívia, Chile e Peru. Ontem, o secretário de Segurança do Departamento Autônomo de Santa Cruz, Enrique Bruno, se reuniu com representantes da Segurança Pública de Mato Grosso para tratar da questão.
Para o governador Pedro Taques, a questão é de extrema importância para os dois lados e, por isso, é preciso união e trabalho conjunto no enfrentamento ao narcotráfico. “Não podemos virar as costas para esta questão. A Caravana da Integração também tem esse objetivo, precisamos tocar nos pontos sensíveis desta relação e buscar solução para o problema”.
O governador de Santa Cruz, Ruben Costas Aguilera, destacou que o governo local trabalha no combate ao tráfico internacional de drogas e também no tráfico de pessoas, visto que o Brasil ainda figura na lista de países que exercem a prática.
O secretário de Segurança de Santa Cruz, Enrique Bruno, participou de reunião com o secretário adjunto de Integração Operacional, coronel Rhayghino Setubal; o comandante do Gefron, tenente-coronel Jonildo José de Assis e secretário adjunto de Inteligência da Sesp, Gustavo Garcia.
Enrique conta que os investimentos feitos pelo Governo de Santa Cruz vão ajudar no combate ao tráfico internacional. “É um tema muito importante por conta da região de fronteira e precisamos de um esforço conjunto para enfrenta-lo. O governo de Santa Cruz investiu U$ 2 milhões na construção de um centro integrado de polícia, onde vamos atender tudo ligado à fronteira”, disse.
Segundo Enrique, a operação integrada tende a dar resultado no combate aos problemas que envolvem a fronteira entre os dois países. “Essa parceria vai ajudar. San Matias fica na fronteira com Cáceres e é preciso ações dos dois lados”, afirma.
Durante a viagem pelos países do centro-sul americano, o governador Pedro Taques conhecerá a estrutura que está sendo construída em San Matias e que promete gerar mais segurança na fronteira bilateral.
Além disso, o secretário de Segurança de Santa Cruz de La Sierra, Enrique Bruno, deve voltar ao Brasil em agosto para dar início a novas ações no campo da segurança pública.
Fonte: Só Notícias