Em uma das maiores ações de infraestrutura do estado, o Governo de Mato Grosso avança na substituição de mais de 1.300 pontes de madeira por estruturas de concreto, aduelas ou tubos metálicos até 2026. A medida visa melhorar a mobilidade e garantir segurança no transporte de pessoas e mercadorias.
Segundo a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), 222 pontes de concreto já foram entregues, 130 estão em obras e 23 em licitação. Nove dessas substituições envolvem balsas, que serão eliminadas para facilitar a travessia em regiões antes dependentes do transporte fluvial.
Além das pontes convencionais, o governo investe na instalação de aduelas de concreto e tubos metálicos em estradas vicinais. Essa estratégia, feita por meio de convênios com prefeituras, já eliminou 565 pontes de madeira, com outras 367 substituições em andamento.
No total, são 787 estruturas entregues e 520 em execução, abrangendo 1.298 pontes de madeira e nove balsas. A Sinfra prevê novas aquisições de materiais para dar continuidade ao programa, ampliando os benefícios para regiões rurais e comunidades isoladas.
Para o secretário Marcelo de Oliveira, a substituição melhora o escoamento da produção, o acesso a serviços e reduz o impacto ambiental. Ele destacou a durabilidade das obras e a economia com manutenção, além da redução na extração de madeira como aspectos positivos da iniciativa.