O Promotor Mauro Zaque deve ser confirmado na pasta da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso. O anúncio deste e de outros nomes será comunicado oficialmente na tarde desta quinta-feira (11). Seu nome é cogitado pela equipe do governador eleito Pedro Taques (PDT) já há algum tempo. A sua derrota ao cargo de Procurador-geral de Justiça no Ministério Público Estadual (MPE) ganha mais força para esta confirmação.
A promotora de Justiça, Ana Luíza Ávila Peterlini, já foi anunciada como certa para a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).
Os rumores ficaram “mais fortes” após a reunião do governador eleito, na manhã desta quinta-feira (11), com a promotora de Justiça que coordena a 15ª Promotoria de Justiça Cível de Defesa do Meio Ambiente Natural.
Permínio Pinto deve mesmo ser confirmado para a Secretaria de Estado de Educação do estado (Seduc). A confirmação aguarda apenas o posicionamento público de Taques, para “bater o martelo”.
Permínio é ex-vereador e ex-secretário municipal de Educação de Cuiabá.
Ambos seguem o perfil técnico para as secretarias afins, mantendo o posicionamento “linha dura” e postura de austeridade, tão defendido pelo pedetista, desde sua campanha eleitoral.
O impasse deve acabar em poucos dias, em que também será definido a respeito do direcionamento das Secretarias de Cultura e Turismo, quanto a proposta de enxugamento dos gastos da Receita do Estado. O governador eleito deve confirmar se haverá unificação ou a possibilidade de tornar-se uma superintendência.
Nomes já anunciados
Os primeiros nomes confirmados pelo futuro governador foram os do advogado Marcos Marrafon para a Secretaria de Planejamento, do administrador Júlio Modesto para ocupar a Secretaria de Administração e do jornalista Jean Campos para a Comunicação.
No final de novembro (25) Taques apresentou Seneri Paludo e Marcelo Duarte para ocupar as secretarias de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura, respectivamente.