Cidades

Segunda escola em Várzea Grande é ocupada por alunos

Mais uma escola estadual foi ocupada em Várzea Grande. Dessa vez a Escola Dunga Rodrigues, na região do Parque do Lago, foi ocupada por 30 estudantes em protesto contra a proposta do Governo do Estado em realizar as Parcerias Públicos-Privadas (PPPs) na educação.

Esta é a segunda escola ocupada em Mato Grosso. A primeira escola Elmaz Gattas Monteiro foi ocupada neste domingo (22) no bairro Ipase, por 60 estudantes. A ocupação é pacifica e segundo os líderes do movimento de ocupação de escolas, o objetivo é sensibilizar o Governo em manter as escolas 100% públicas.

Uma das cobranças feitas pelos alunos é uma investigação por parte da Assembleia Legislativa sobre as denuncias de desvios de recursos apurados na “Operação Rêmora”.

Em pronunciamento nesta segunda-feira (23), o governador Pedro Taques (PSDB) disse que o protesto pode ter motivação política, pelo fato do Estado ser administrado pelo PSDB, "Não posso ser punido por ser de um partido político", declarou. Ele disse também que vai dialogar com os estudantes e pediu que o novo secretário da pasta, Marco Marrafon, explique sobre os projetos desenvolvidos pela secretaria aos alunos.

“Não acreditem em mentiras, nós não privatizaremos escolas. A PPP será debatida em audiência publica. A PPP não significa privatização, a estrutura física do prédio, um banheiro quebrado, uma torneira quebrada, a pintura sim será gerido pela iniciativa privada, mas a gestão disso será feita pelos servidores públicos. Nós não podemos mudar, a escola tem que permanecer pública, isso é uma determinação minha ao secretário de educação”, argumentou. O governador também anunciou que as PPPs serão discutidas com setores da sociedade civil nos próximos meses e caberá à população o voto final.

Veja mais

Alunos ocupam escola e pedem CPI da Educação

Catia Alves

About Author

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.