Política

Sefaz e FGV retomam trabalho da reforma do ICMS

Foto: Ahmad Jarrah/CMT

A Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) retomou o projeto da reforma do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de Mato Grosso. Nesta quarta-feira (15) o secretário Gustavo de Oliveira, e equipe técnica, se reuniram com representantes da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que faz a consultoria para a elaboração do novo modelo do tributo.

No encontro ficou definido que até o final de março a Sefaz, a FGV e a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) vão analisar as sugestões já apresentadas anteriormente pelas entidades representativas da sociedade civil organizada, para elaborarem a nova minuta, em substituição ao Projeto de Lei nº 463/2016, encaminhado pelo Executivo à Assembleia Legislativa no final do ano passado.

Os trabalhos serão divididos em três etapas: jurídica, econômica e operacional. “Primeiro, temos que concluir a modelagem jurídica do ICMS de Mato Grosso. Só depois poderemos, em um segundo momento, discutir as alíquotas que incidirão sobre os produtos”, explica o secretário.

Após definida a modelagem jurídica, a Sefaz, FGV e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) concluirão a segunda etapa, outra parte fundamental do processo, que é a definição de cargas tributárias, alíquotas e programas de incentivos, segundo informa Oliveira.

“Não é possível calcular o impacto econômico e tributário sem antes definirmos como será cobrado o ICMS”, pontua o secretário, ao acrescentar que o novo modelo do tributo será simples, legalista, justo e desenvolvimentista.

A expectativa é de que o projeto do novo modelo seja enviado à Assembleia Legislativa no mês de abril, mas antes dessa data será apresentado à sociedade.

Está prevista ainda uma terceira etapa que será focada na reestruturação interna da Sefaz para poder operacionalizar o novo modelo tributário.

A reunião contou com a participação do secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Menezes e do subprocurador geral Fiscal, da Procuradoria Geral do Estado (PGE), Leonardo Vieira de Souza.

Da FGV, estiveram na reunião o diretor adjunto de mercado da FGV Projetos, José Bento Amaral, o coordenador Francisco Vignoli, e coordenador do projeto para Mato Grosso, Eurico de Santi.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões