Política

Seduc vai abrir folha complementar para repor salários de maio, junho e julho a professores

 A Seduc (Secretaria de Estado de Educação) vai abrir folha complementar para pagar a reposição salarial a professores que tiveram pontos cortados durante a greve, encerra há duas semanas. Deverão ser pagos os salários, parcial e inteiro, referentes a maio, junho e julho, até a próxima terça-feira (27).

A decisão foi tomada em reunião na manhã de hoje (21) na Casa Civil, após parte dos professores não ter recebido ontem (20) conforme cronograma anunciado pelo governo. Antes, a reposição seria paga em duas parcelas, em 20 de agosto e 10 de setembro.

Mais cedo, o Sintep (Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso) divulgou um comunicado informando que a reposição das aulas ficaria suspensa até que o governo define a situação dos salários não repostos. A decisão veio do (Conselho Deliberativo Comunidade Escolar). A Seduc informou que as aulas vão continuar.

Ontem, ao Circuito Mato Grosso, o professor Henrique Nascimento, membro da diretoria do sindicato, disse que, por falta de salários, algumas escolas poderiam sofrer furo de aulas, visto que alguns professores que moram longe da unidade não teriam recurso financeiro para transporte.

A crítica é que cortes e reposição teriam sido autorizados de modo aleatório pela Seduc. A secretaria, por sua vez, disse que o problema ocorre porque as escolas não informaram quantos e quais professores deveriam ter salário reposto a tempo do fechamento da folha do mês passado. Os profissionais das escolas que informaram tiveram o salário depositado ao longo do dia. Cerca de 15 mil profissionais não receberam o salário de julho.

Calendário de aulas

O ano letivo de 2019 da rede estadual deve encerrar somente no início de março de 2020. Ao fim do calendário do segundo semestre deste ano, os professores terão que repor 43 dias de aula, a quantidade que foi perdida, durante a greve de 75 dias.

Conforme o Sintep, cada escola fica responsável pela montagem do quadro de reposição de aulas, desde que não sejam usados sábado, domingo, feriados e nem o período de férias no fim de ano.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões