A Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) entregou 47 aparelhos de ar condicionado para duas escolas do município de Juara (709 km a médio-norte de Cuiabá), um investimento de aproximadamente R$ 140 mil. Outras unidades foram contempladas com conjuntos e kits escolares.
Na última sexta-feira (26.01), os alunos e professores da EE Iara Maria Minotto foram pessoalmente receber 40 novos aparelhos de ar condicionado.
Conforme o diretor Claudio Rezer, que há 15 anos leciona na escola, os novos aparelhos irão beneficiar o estudo dos mais de 450 alunos. Ele ressaltou que unidade já possui a posto de transformação, que suporta a carga dos equipamentos, e o recurso necessário para realizar a instalação dos aparelhos.
O secretário de Estado de Educação, Esporte e Lazer, Marco Marrafon, participou da cerimônia de entrega e ressaltou a importância da melhoria na infraestrutura escolar para a melhoria do ensino.
De acordo com Marrafon, a climatização foi um compromisso cumprido e que agora a prioridade para a unidade será a pintura e uma pequena reforma, para melhorar ainda mais o local para os educadores e alunos.
“Há muitos anos a escola tem a necessidade de climatização, mais de cinco anos desde a última reforma e mais de 25 anos se levarmos em conta a inauguração. Após passar por todos os tramites legais de licitação, finalmente podemos realizar esta entrega, que vai melhorar e muito a vida dos nossos jovens e nossas crianças. Mas isso não é tudo, esperamos em breve também enviar tintas e melhorar ainda mais a cara da escola”, concluiu.
A Seduc também climatizou a Escola Militar Tiradentes Cabo Israel Wesley, que recebeu sete aparelhos de ar condicionado, além de 60 conjuntos escolares e material de papelaria. Já a EE Dom Aquino Correia recebeu 53 kits escolares, enquanto a EE Nivaldo Fracarolli adquiriu 159.
Pró-Escolas
A climatização das unidades faz parte do programa Pró-Escolas, que conta com um orçamento de mais de RS 360 milhões na infraestrutura da educação estadual para o biênio 2017 e 2018. O programa, que é o maior da história da Seduc, tem como principal objetivo elevar os índices de aprendizagem em Mato Grosso.