Política

“Seduc é a tábua de salvação do PT” diz cientista político

 
João Edisom analisa que o partido está sem militância, além de segmentado em grupos, e o único poder que lhe resta é a Seduc, inclusive decidindo sozinho quem ocupa a titularidade da pasta. O cientista político continua dizendo que o Partido dos Trabalhadores não contribui em nada com a educação e que “usa a máquina estadual de maneira fisiológica, escorado no poder da presidente da República”. A greve dos profissionais da educação é o reflexo da destituição do caráter e da autonomia do professor impingido pela Seduc, mesmo tendo proximidade de cunho partidário com o sindicato da categoria, segundo o professor.
 
O analista político faz uma afirmação contundente: “O PT inaugurou uma nova era de diplomação e escolarização sem conhecimento”. Essa afirmação é corroborada com os números da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) que mostram o Brasil e o Estado de Mato Grosso numa decadência educacional (veja box em edição digital).
 
Relata, ainda, sobre as amarras que o PT produz para usar a ‘máquina governamental’ em benefício próprio semse importar em ter um plano de gestão consistente que contribua para a qualidade da educação.
 
Profissionais da educação há exatos 60 dias em greve comandada pelo Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep), braço do movimento sindical liderado e controlado pelo PT, estão sob ‘fogo cruzado’ por ação da Seduc e do PT.
 
Sem nunca ter cogitado ficar fora do governo, o PT tomou decisão solitária de indicar a nova secretária em acordo firmado com o governo. O partido reuniu-se e aprovou por maioria absoluta [apenas um voto contrário] a petista Rosa Neide Sandes de Almeida no cargo de secretária estadual de Educação em substituição a Ságuas Moraes, do mesmo partido.
 
Ságuas Moraes foi nomeado titular da pasta de Educação em abril de 2007, no governo de Blairo Maggi, e voltou a ocupá-la no governo Silval, confirmando um ‘reinado petista’ de seis anos. O ex-secretário sai deixando um rastro de escolas sem estrutura física, professores contratados sem receber os benefícios regidos por lei como o pagamento de horas-atividade, contratos com construtoras duvidosos, fiscalizações de obras educacionais ineficazes e professores em greve há muito tempo.
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões