Política

Secretários não devem ficar só no gabinete como donos do poder, alerta Pinheiro

Foto: Willian Matos

Com Raul Bradock e Valquíria Castil

O prefeito de Cuiabá (MT), Emanuel Pinheiro (PMDB), afirmou na manhã desta segunda-feira (02), durante posse do seu staff, que sua gestão será popular e que seu secretariado deve ir para as ruas, ao encontro da população.  “Nada de ficar no gabinete se sentindo o dono do poder”, alertou o prefeito.

A posse na Praça Alencastro, explicou Pinheiro, é uma sinalização simbólica de que a sua gestão será popular, que viverá a vida da cidade, em constante interlocução com a sociedade. “A nossa determinação a nossos secretários é que façam uma administração para o povo, que tenham a sensibilidade de que tem que trabalhar para a população”.

Sobre os critérios para a escolha do seu secretariado, o prefeito afirmou que o fundamental foi critério político. “O técnico foi importante, porque precisamos deste para o respaldo das decisões políticas, mas o critério basilar foi o político, porque o político está próximo da população, tem a sensibilidade popular, ele dialoga, conversa com o povo. Essa política de alto nível é que vai reinar na minha gestão”, contextualizou.

Os secretários deverão assinar uma carta de compromisso com a gestão e que terá como base o planejamento estratégico, estabelecendo metas e cobrança de resultados com prazos definidos pelo prefeito. “Vamos assinar os contratos possíveis de serem cumpridos, e com base no nosso programa de governo”,

Os compromissos estão sendo desenhados por sua equipe e que deverá prever uma gestão gerencial, com base em resultados com meritocracia e com envolvimento dos servidores públicos. “Os servidores são os grandes responsáveis pela boa aplicação das políticas públicas e que vão melhorar a qualidade e vida da população”, completou.

O secretário municipal de Governo, Carlos Roberto da Costa, o "Nezinho", falou em nove de todo primeiro escalão de Emanuel Pinheiro e destacou o comprometimento da equipe com a Prefeitura de Cuiabá. "Nossa equipe tem  experiência, lealdade, compromisso e disponibilidade e estará sempre a postos, para transpor as dificuldades, que não serão poucas, sob o comando do prefeito Emanuel Pinheiro. 

Nezinho falou de seu principal propósito à frente da pasta, que será de efetivar o planejamento estratégco do prefeito "A missão é árdua, mas nós temos a convicção de que faremos tudo para caminhar. Todos nós, secretários, estamos cientes de que a missão não é fácil”.

Veja a composição do primeiro escalão do prefeito Emanuel Pinheiro:

Comunicação –  José Amador

Fazenda – Antônio Pôssas de Carvalho

Gestão – Rafael Cotrim

Governo – Carlos Costa

Meio Ambiente e Desenvolvimento – Juarez Samaniego

Obras Públicas  – Vanderlúcio Rodrigues

Assistência Social e Desenvolvimento Humano -Singlair Musis

Mobilidade Urbana – Antenor Figueiredo

Trabalho e Desenvolvimento Econômico – Vinicyus Hugueney

Educação – Mabel Strobel

Habitação e Regularização Fundiária – Djalma Mendes

Procurador-geral – Nestor Fidélis

Controlador-geral – Marcus Brito

Saúde – Elizeth Araújo

Serviços Urbanos – Roberto Stopa

Cultura, Esporte e Turismo – Renato Anselmo

Planejamento – Jesus Adrien

Ordem Pública – Leovaldo Sales

 

Sandra Carvalho

About Author

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões