O secretário de gestão administrativa da Câmara Municipal de Cuiabá, Bolanger José de Almeida, 71 anos, foi exonerado do cargo nesta segunda-feira (2) depois de ser alvo de denúncias de assédio sexual contra duas servidoras da Casa de Leis. O caso está sendo investigado pela Polícia Judiciária Civil (PJC).
De acordo com o boletim de ocorrência registrado junto à Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (DEDM), Bolanger tinha um comportamento inadequado no ambiente de trabalho e forçava as situações para se aproximar e tocar nos corpos das vítimas, de 35 e 31 anos.
Ainda segundo os relatos das servidoras, o então secretário costumava chamá-las de ‘meu amor’, além de fazer comentários inoportunos e de conotação sexual.
“O suspeito do nada aparecia na mesa dela dizendo que no final de semana estava em um local fino, com várias mulheres bonitas e que conseguiu gozar duas vezes, mesmo com aquela idade”.
Uma das vítimas também revelou que Bolanger chegou a segui-la até o banheiro feminino. Em uma determinada situação, o homem também teria passado mão nas costas e no cabelo da colega. “Cabelo cumprido é bom para isso”, teria dito o secretário.
Por meio de um comunicado, a Câmara Municipal de Cuiabá informou que Bolanger pediu exoneração do cargo e que a Mesa Diretora do parlamento cuiabano ‘não se furtará em tomar as medidas cabíveis’.
Confira a nota na íntegra:
“Comunicamos que o servidor Bolanger José de Almeida, entregou na última semana o pedido de exoneração do cargo de Secretário de Gestão Administrativa
Quanto a qualquer denúncia apresentada à Câmara Municipal de Cuiabá, a Mesa Diretora não se furtará em tomar as medidas cabíveis.
Estamos nestes 8 meses de gestão primando pela transparência, para atender os anseios da população cuiabana.
Secretaria de Comunicação
Câmara Municipal de Cuiabá”