Esportes

Secretário diz que obra do morro do Despraiado deve custar ao menos R$ 2 mi

 
A obra é necessária visto que, para a construção do Viaduto, foi feito um corte no morro, originando uma encosta íngreme, livre de vegetação e abrindo a possibilidade de deslizamentos de terra, como já ocorreram no local. 
 
O erro foi denunciado com exclusividade pelo Circuito Mato Grosso, em setembro do ano passado. À época, Mário Cavalcanti de Albuquerque, geólogo do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-MT), fez uma visita ao local a pedido da reportagem e constatou que “haviam mexido em uma caixa de marimbondos”, tamanha gravidade do fato. 
 
Na manhã desta quinta-feira (11), o secretário Maurício Guimarães disse que o projeto que prevê a construção de um muro de contenção no local. Ele alegou que uma licitação para escolha da empresa que irá executar os serviços, cuja estimativa está em R$ 2 milhões, já está em curso. 
 
“Nós já desapropriamos, vamos cortar o morro e fazer em talude (cortes) para diminuir a parede dele. A terra e as placas ali são muito sensíveis, não dá para fazer qualquer outro tipo de serviço, que não seja diminuir essa parede”, explicou o secretário. 
 
Ainda de acordo com Guimarães, a construção de um muro de arrimo, conforme foi ventilado, foi descartada porque tecnicamente a “engenharia não permite”. 
 
Notificação  
 
No último dia 4, o promotor de justiça do Ministério Público do Estado (MPE), Carlos Eduardo da Silva, teria notificado a Secopa para iniciar, num prazo de 10 dias, as obras do muro de contenção no morro. 
 
 
O secretário Maurício Guimarães, no entanto, explicou que a notificação não foi nesse sentido. Segundo ele, “o que houve, foi que o MPE pediu informações atualizadas sobre esse processo. O que nós estamos informando é que estamos com projeto pronto, desapropriações já foram realizadas e já na próxima semana devemos começar a obra”. 
 
 
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Esportes

Para embalar, Palmeiras vai manter esquema ofensivo fora de casa

  A derrota para o Penapolense no último fim de semana trouxe de volta a tensão que marcou o rebaixamento
Esportes

Santos e São Paulo na vila opõe Neymar e Ganso pela primeira vez

  Ganso trocou o Santos pelo São Paulo de forma polêmica, em setembro, e até aqui não fez grandes jogos