O requerimento para que o secretário preste esclarecimentos foi proposto pelo deputado Emanuel Pinheiro (PR) e aprovado na sessão da última terça-feira (12). Bustamante deve ser notificado nos próximos 15 dias e, então deverá ser articulada uma data para que ele seja ouvido.
A ideia é que o secretário esclareça as medidas emergenciais que estão sendo tomadas para conter a onda de violência, especialmente em cidades do interior do Estado, bem como durante a realização da Copa do Mundo.
“Precisamos de um plano emergencial. Se o secretário não conseguir explanar a contento, vamos convidar o governador”, alegou o deputado Guilherme Maluf (PSDB).
Secopa
Está marcada para as 14h, desta quarta-feira (12) a sabatina com o secretário da Copa, Mauricio Guimarães. O titular da pasta será ouvido pela Comissão Permanente de Infraestrutura Urbana e Transporte da AL e deverá responder a questionamentos relacionados aos aditamentos de prazos e de valores das obras do Mundial.
O secretário também deverá se posicionar sobre o relatório técnico elaborado pelo Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA-MT), cujo teor apontou baixo padrão de acabamento em 13 obras de mobilidade urbana.
O relatório divulgado no mês passado foi produzido a partir de uma solicitação da Comissão de Infraestrutura da AL. Trechos do documento diziam que “foram encontradas anomalias estruturais, de drenagem, nas sinalizações, nos itens de acessibilidade, de processos construtivos, de planejamento e concepção de projeto”.
À época, o presidente do CREA, Juarez Samaniego afirmou que os problemas com acabamento das obras “não comprometem a estrutura total. Entretanto, é preciso que a Secopa faça as correções necessárias, para que no futuro elas não comprometam a estrutura”.