O secretário de Fazenda, Paulo Brustolin, tomou posse na manhã desta sexta-feira (29.04) como membro do Conselho Deliberativo do Mato Grosso Saúde. Ele terá a missão de contribuir com o planejamento estratégico do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado que será elaborado para os próximos cinco anos. O secretário disse que o governo já investiu no saneamento das contas do Mato Grosso Saúde e a partir de agora a meta é trabalhar para fortalecer e ampliar o atendimento.
O Conselho Deliberativo é formado por seis integrantes, sendo três representantes do governo e três dos servidores. Além do secretário Paulo Brustolin, também compõe o conselho o presidente do Mato Grosso Saúde, Carlos Brito, e o secretário de Saúde, Eduardo Bermudez. De acordo com Carlos Brito, a implantação dos conselhos deliberativo e fiscal, cuja posse será na próxima semana, segue orientação do governador Pedro Taques (PSDB).
“Os conselhos, além de facilitarem a gestão, fazem parte da política de transparência do governo, de fortalecimento da autarquia e de restabelecimento da credibilidade do Mato Grosso Saúde, tanto na relação com os beneficiários como com os prestadores de serviço, em razão de um histórico problemático”, disse o presidente.
Carlos Brito avalia que os conselheiros que tomaram posse hoje vão dividir com ele a responsabilidade pelas decisões estratégicas das quais dependem o futuro do Mato Grosso Saúde. O presidente explicou que os desafios são grandes, mas que o maior problema, uma dívida de cerca de R$ 45 milhões deixada pela gestão anterior, foi equacionado. “O próximo passo é ampliar a base de atuação para o interior”, observou Brito.
O presidente também destacou a importância do Mato Grosso Saúde, lembrando que ele é uma grande conquista dos servidores públicos. “Hoje o Mato Grosso Saúde é uma alternativa para o SUS com um custo muito menor do que os planos de saúde empresariais, considerando a faixa etária dos trabalhadores, além de termos os melhores prestadores de serviço do Estado”, ressaltou Carlos Brito.