O secretário de Estado de Esporte, Ananias Filho (PR), classificou como ‘faz de conta’ o programa Bolsa Atleta do Governo de Mato Grosso, já que segundo o parlamentar, o Estado tem uma dívida de R$ 5 milhões acumulada com a SEEL.
O republicano explicou que, em tese, o programa deveria conceder uma bolsa mensal no valor de R$ 500 aos atletas credenciados pelo órgão, como forma de custeio de suas atividades esportivas, entre elas a aquisição de uniformes, transporte e hospedagem para as competições.
No entanto, Filho garantiu que esses repasses deixaram de feitos à Secretaria em 2011. “As parcelas do programa estão atrasadas, o Executivo não está fazendo os repasses. Infelizmente, nenhum atleta tem condições competir sem a ajuda de custo, todos tem rendimento, mas não tem a contra-partida e o apoio do bolsa atleta”, destacou o secretário.
Ele alegou que existe uma solução para resolver o impasse, mas a falta de orçamento da pasta tem dificultado o fomento e o incentivo às atividades esportivas em todas as regiões do Estado.
O deputado estadual Ezequiel Fonseca (PP), que é membro da Comissão de Educação, da Assembleia Legislativa, alegou que irá encaminhar um documento ao Governador do Estado, Silval Barbosa (PMDB) pedindo a garantia e o cumprimento das ações relacionados à SEEL.
Camila Ribeiro – Da Redação