Cidades

Secretaria vai implantar núcleo de combate ao tráfico de pessoas

Visando fortalecer a rede de combate ao tráfico de pessoas em Mato Grosso, a Secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT) irá implantar o Núcleo Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Netrap). A previsão é que o grupo, que será formado por integrantes também de outras secretárias do Estado, como a da Educação, Segurança e Saúde, comece a atuar ainda nesse semestre do ano. 

A secretária da Setasc, Rosamaria de Carvalho, afirma que a finalidade do Núcleo é acolher as vítimas e receber as denúncias pra direcioná-las aos demais órgãos competentes. “Haverá todo um trabalho em conjunto para combater o tráfico de pessoas, cuja luta está inserida na pasta de Direitos Humanos da Setasc, através do Comitê Estadual de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Cetrap)”, pontua. 

A secretária adjunta de Direitos Humanos, Salete Morockoski, acrescenta que foi firmado um convênio com o Governo Federal, que irá fornecer recursos para a implantação do Núcleo. O Estado também fortalecerá o combate ao tráfico de pessoas através de um trabalho em conjunto com o governo da Bolívia. No final deste mês está programada uma reunião bilateral para discutir o assunto. “A região da fronteira com a Bolívia é extensa e precisamos estreitar o diálogo entre os dois países para evitar a violação de direitos”.

Dados da Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp) mostram que mais de 500 pessoas foram vítimas de tráfico, entre 2013 e 2017, direcionadas, na maior parte, para o trabalho escravo.  A coordenadora do Cetrap, Dulce Regina de Amorim, explica que o Comitê é um órgão colegiado composto por organizações da sociedade civil e poder público com a finalidade de prevenir e enfrentar o tráfico de pessoas no Estado. “Desde a sua constituição, em 2009, vem realizando atividades de sensibilização da sociedade civil, que resultaram no aumento denúncias sobre este tipo de crime”.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.