A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) liberou nesta quarta-feira (5) o tráfego para veículos leves, sobre a ponte Benedito Figueiredo (rio Coxipó), região sul da capital, que estava interditada há 50 dias por risco desmoronamento devido à subida do nível do rio, no período de chuvas constantes.
A ponte interliga o Jardim Califórnia (Av. Beira Rio) ao bairro Coophema (Av. Quidalguro Fonseca) e funciona como alternativa à Avenida Fernando Correa, principal artéria da região, para grande parte da frota de veículos da capital. A interdição foi feita no dia 16 de fevereiro.
O secretario de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo, afirmou que foram realizados serviços paliativos na estrutura da ponte, para desafogar o trânsito na Fernando Correa, da conjunção com a avenida Beira Rio até à entrada para bairro Parque Cuiabá. O tráfego chegou a ficar até 40 minutos mais lento nesse nos dias de interdição da ponte.
Conforme o secretário, foram colocadas longarinas para ajudar e sustentar o aterro embaixo da ponte na cabeceira. Na parte de cima, foram instaladas 16 placas e selamento de barras de ferro para se evitar deslizes de pneus, e facilitar as passagens dos veículos.
A secretaria também vai colocar no trecho da ponte, amarelinhos para monitorar o fluxo. Primeiro com a missão de evitar a passagem de grandes veículos, como caminhões e outros pesados. Segunda missão é orientar aos motoristas nesse período das obras, e principalmente nesse final de semana, aniversários da Capital.
A obra de forma paliativa na ponte custou aos cofres públicos municipais perto de R$ 150 mil (cento e cinquenta mil reais), e está liberada apenas para o tráfego de carros pequenos e de passeio, Suportando até 2 mil quilos de peso por vez.
“A liberação da ponte foi uma promessa do prefeito Emanuel Pinheiro para o aniversário de Cuiabá e ele cumpriu”, disse o secretário de mobilidade.