Porém, todas as informações foram negadas pela assessoria de imprensa da Prefeitura de Cuiabá, por meio de nota enviada no fim da manhã dessa sexta-feira (06). De acordo com as informações da pasta, não há surto de influenza do tipo H1N1 em Cuiabá e nenhum bairro da cidade encontra-se em quarentena.
A vacina, a princípio está disponível para os grupos prioritários (conforme nota abaixo) e a liberação para pessoas que não fazem parte desses grupos só deve ocorrer a partir do momento em que a meta de 80% da população prioritária for alcançada e se houver sobra de vacinas.
Contaminações
Apesar da negativa da prefeitura em relação ao surto, apenas entre janeiro e junho desse ano, foram notificados 42 casos de H1N1, sendo 14 confirmadas e quatro mortes no mesmo período.
Leia a íntegra da nota de esclarecimento:
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, esclarece que:
1. Não há nenhum surto de influenza do tipo H1N1 em Cuiabá, bem como não há nenhum bairro da cidade em quarentena;
2. A campanha de vacinação contra a influenza foi prorrogada até o dia 15 de junho e, de acordo com o que preconiza o Ministério da Saúde, deverão ser vacinadas apenas as pessoas que fazem parte do grupo prioritário, no qual estão incluídas crianças de seis meses a cinco anos de idade; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; povos indígenas; gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais;
3. Para Cuiabá foram disponibilizadas 119.483 doses da vacina e a meta é atingir 80% deste total. Até o momento, já foram vacinadas quase 80 mil pessoas;
4. É importante lembrar que a vacina não está disponível para toda a população nos postos de saúde. A liberação para pessoas que não fazem parte do grupo prioritário só irá ocorrer a partir do momento em que a meta for alcançada e se houver sobra de vacinas.