Por Lucas Bellinello
A nova variante faz parte do gênero Ômicron e até então não tinha sido diagnosticada em MT
O Laboratório Central da Secretaria de Estado de Saúde anunciou a identificação de uma nova subvariante da Covid-19 em Mato Grosso, nomeada como JN 2.5, uma variação da Ômicron. Este é o primeiro registro da subvariante no Brasil, após uma pesquisa realizada entre os dias 16 e 18 de janeiro de 2024.
Os resultados da pesquisa revelaram que quatro pacientes do sexo feminino testaram positivo para a nova cepa e foram hospitalizadas. Três dessas pacientes receberam alta médica, estão estáveis e continuam em isolamento domiciliar sob acompanhamento da Vigilância Municipal. Infelizmente, a quarta paciente, que tinha Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), evoluiu para óbito. No entanto, a equipe de Vigilância da SES ainda está investigando o caso para determinar se a causa da morte foi a Covid-19.
A superintendente de Vigilância em Saúde, Alessandra Moraes, destaca a importância de não criar pânico, mas permanecer alerta aos sintomas gripais. Ela enfatiza o uso de máscara em casos de gripe ou resfriado, a higienização adequada das mãos e a procura imediata por assistência médica em caso de sintomas. Moraes ressalta também a importância da vacinação contra o coronavírus como medida eficaz na prevenção da doença.
A SES está monitorando o vírus e identificando a classificação de risco, enquanto a subvariante JN 2.5 já foi identificada em diversos países, incluindo Canadá, França, Polônia, Espanha, Estados Unidos, Suécia e Reino Unido.
O relatório da pesquisa realizada pelo Lacen indica que das 15 amostras positivas para Covid-19 sequenciadas, quatro foram identificadas como a nova subvariante JN 2.5, enquanto as demais pertenciam às variantes Ômicron. A diretora do Lacen, Elaine Cristina de Oliveira, destaca a capacidade do laboratório em monitorar a saúde do Estado, ressaltando o trabalho contínuo de acompanhamento e resposta rápida à população. A Vigilância em Saúde e o Lacen atuarão na compreensão da origem da nova variante em Mato Grosso e na orientação das medidas apropriadas para as pessoas afetadas pela doença.